Promoção no aniversário de Adelino de Pinho

Era um português do Norte, atarracado e explosivo, que em moço tinha sido motorneiro e se instruirá por conta própria, chegando a publicar diversos opúsculos e a colaborar com abundância nos jornais libertários”.

Essa foi uma das descrições que o sociólogo, ensaísta e crítico literário Antônio Candido fez à figura de Adelino Tavares de Pinho em seu livro “Teresina etc.”. O livro conta a história da imigrante italiana Teresina, assim como a história do pensamento de esquerda no Brasil. E um dos episódios dessa história ganha destaque os militantes anarquistas e dentre eles, Adelino. Antônio Candido, em outro texto, diz que teve muito contato com o “áspero” Adelino de Pinho. Segundo Candido, “escrevendo e falando, era violento, intransigente e apaixonado. Considerava o marxismo uma palha totalitária e admirava, sobretudo, os racionalistas e evolucionistas do século XIX. (…) Através dele pude sentir a extraordinária fidelidade dos anarquistas daquele tempo às suas convicções; a tenacidade com que as defendiam pela vida afora, mantendo elevada a temperatura da paixão libertária. E também a retidão com que viviam – honestíssimos, puritanos, achando que os valores morais eram requisito da revolução social e abominando o maquiavelismo da vida política”.

Nas palavras de Antônio Candido, percebemos como que os antigos militantes anarquistas buscavam a coerência entre os seus discursos e suas ações, enfrentando todas as contradições de se viver sob o regime estatal-capitalista-religioso.

Passados 129 anos do nascimento de Adelino, a Biblioteca Terra Livre, no esforço de difundir os ensinamentos de Pinho, realiza a promoção do livro “Pela Educação e Pelo Trabalho e outros escritos”. Na compra deste, o leitor receberá em sua casa, além do livro, uma cópia do documentário “Francisco Ferrer y Guardia, uma vida para a liberdade“, que relata a vida e obra do pedagogo racionalista catalão, que muito inspirou Adelino.

O pacote: LIVRO + FILME + frete (para qualquer lugar do Brasil) sai por R$30 (trinta reais).  A promoção vale até 31 de janeiro de 2014. Para adquirir seu livro entre em contato através do email livrariaterralivre(a)gmail.com

Para saber mais informações sobre o livro acesse: http://bibliotecaterralivre.noblogs.org/editora/pela-educacao-e-pelo-trabalho/

E para ter acesso aos textos de Antônio Candido sobre Adelino acesse aqui: “Teresina etc.” e “Sobre a Retidão“.

3 thoughts on “Promoção no aniversário de Adelino de Pinho”

1. E ai galera da para eu pegar dois ou tres exemplares no CCS no dia da assembleia? abração

2. Promoção maravilhosa! Parabéns!
    Hoje não posso, mas amanhã mesmo efetuo a compra.
    Abraços libertários!