Editora

Ao longo da história, os e as anarquistas buscaram propagar suas ideias de todos os modos, ou seja, publicaram jornais, folhetos, manifestos, realizaram discursos, editaram livros etc. Com isso, a atividade editorial se tornou um dos principais focos de divulgação do pensamento libertário.

Essas publicações sempre se basearam no princípio da auto-organização. Dessa forma, a concepção dos textos, o trabalho gráfico e a impressão dos materiais estavam a cargo dos próprios anarquistas.

No país, a partir da década de 1930, as editoras anarquistas realizaram um intenso trabalho ao publicar obras clássicas e inéditas de militantes brasileiros. Nessa lista, destacam-se A Sementeira, Germinal, Mundo Livre, Editora A, Novos Tempos, Achiamé e Imaginário, que foram e continuam sendo responsáveis por disseminar materiais anarquistas nos séculos XX e  XXI.

Dando continuidade a esse importante esforço, a Biblioteca Terra Livre iniciou seu projeto editorial no ano de 2011. Os livros que passamos a publicar surgiram das discussões realizadas nos grupos de estudos e estão em diálogo com a história e as lutas do movimento anarquista. Além do mais, os lançamentos buscam dar base para uma reflexão sobre o anarquismo contemporâneo.