Grupos de Estudos

Uma prática muito adotada pelos anarquistas, os grupos de estudo são uma forma de vivenciar a pedagogia libertária, o apoio mútuo e a horizontalidade, empoderando aqueles que queiram se aprofundar sobre um tema em comum. Não há pré-requisitos, nem diplomas; sem líderes, nem mestres. Abaixo você encontra os grupos que ocorrem ou já ocorreram na Biblioteca.

Anarquismo e Educação: tem por objetivo compreender as diversas práticas pedagógicas anarquistas ao longo da história a fim de fomentar novas propostas e experiências no campo da educação. Atualmente o grupo dedica-se a debater o ensino racionalista e as Escolas Modernas no Brasil.

Movimento Operário Autônomo: pretende problematizar as práticas de organização dos trabalhadores na atualidade, buscando na história do sindicalismo e nas teorias anarquistas as bases para sua interpretação.

Anarquismo e História: a proposta é estudar os autores clássicos do anarquismo em suas análises históricas, com a perspectiva de procurar elementos para a formação de um olhar anarquista sobre a História.

Pensadores Anarquistas: por desdobramento do grupo de estudos de Anarquismo e História (ver histórico) o grupo de estudos de Pensadores Anarquistas busca ler as/os clássicos do Anarquismo com o intuito de encontrar nesses escritos a forma pela qual o Anarquismo lê a realidade e nela intervem.

GECA: pretende entender essa relação ao tomar contato com obras  anarquistas, aproveitando para divulgá-las por meio de cineclubes e debates. A produção de vídeos também é envolvida, sendo sua distribuição duplamente positiva ao fomentar o Festival do Filme Anarquista e Punk de São Paulo: http://anarcopunk.org/festival/.

Greve Geral de 1917: por ocasião do Centenário da Greve Geral de 1917 em São Paulo foi realizado o grupo de estudos que visava, em 4 encontros, tomar contato com os fatos e interpretações relacionados ao evento em que os anarquistas tiveram um protagonismo sem igual na história das lutas sociais. Buscou-se construir uma perspectiva anarquista da Greve.

Os Grupos de Estudos ocorrem quinzenalmente na sede da Biblioteca. Para saber as próximas datas dos encontros dos grupos, bem como a leitura base, consulte o Calendário de Eventos da Biblioteca. A participação é livre, pede-se somente para entrar em contato pelo email bibliotecaterralivre[a]gmail.com para confirmar participação.