GRUPOS DE ESTUDOS

Uma prática bastante adotada pelos anarquistas, os grupos de estudos são uma forma de vivenciar a pedagogia libertária, o apoio mútuo e a horizontalidade, empoderando as pessoas que queiram se aprofundar em um tema em comum. Para a participação nos encontros, não há prerrequisitos nem necessidade de diplomas (sem líderes nem mestres).

Abaixo, encontram-se os grupos que ocorrem ou já ocorreram na Biblioteca.

  • EM ANDAMENTO

O grupo de estudos ocorre quinzenalmente on-line. A participação é livre, pede-se somente para entrar em contato pelo e-mail bibliotecaterralivre@gmail.com para confirmar a participação.

História do Anarquismo: o grupo tem por objetivo estudar as diversas práticas, ideias, mobilizações e organizações que o anarquismo realizou ao longo de sua história.

  • ENCERRADOS

Anarquismo e Educação: tem por objetivo compreender as diversas práticas pedagógicas anarquistas ao longo da história a fim de fomentar novas propostas e experiências no campo da educação. Atualmente o grupo dedica-se a debater o ensino racionalista e as Escolas Modernas no Brasil.

Movimento Operário Autônomo: pretende problematizar as práticas de organização dos trabalhadores na atualidade, buscando na história do sindicalismo e nas teorias anarquistas as bases para sua interpretação.

Anarquismo e História: a proposta é estudar os autores clássicos do anarquismo em suas análises históricas, com a perspectiva de procurar elementos para a formação de um olhar anarquista sobre a História.

Pensadores Anarquistas: por desdobramento do grupo de estudos de Anarquismo e História (ver histórico) o grupo de estudos de Pensadores Anarquistas busca ler as/os clássicos do Anarquismo com o intuito de encontrar nesses escritos a forma pela qual o Anarquismo lê a realidade e nela intervem.

GECA: pretende entender essa relação ao tomar contato com obras  anarquistas, aproveitando para divulgá-las por meio de cineclubes e debates. A produção de vídeos também é envolvida, sendo sua distribuição duplamente positiva ao fomentar o Festival do Filme Anarquista e Punk de São Paulo: http://anarcopunk.org/festival/.

Greve Geral de 1917: por ocasião do Centenário da Greve Geral de 1917 em São Paulo foi realizado o grupo de estudos que visava, em 4 encontros, tomar contato com os fatos e interpretações relacionados ao evento em que os anarquistas tiveram um protagonismo sem igual na história das lutas sociais. Buscou-se construir uma perspectiva anarquista da Greve.