Sobre o coletivo

  • HISTÓRIA

No ano de 2004, na cidade de São Paulo, alguns militantes anarquistas envolvidos nas lutas anticapitalistas se reuniram para fundar o Coletivo Anarquista Terra Livre. Inicialmente, o projeto pretendia divulgar o anarquismo por meio de atividades, como o Colóquio Internacional História do Movimento Operário Revolucionário (2004) e a 1ª Feira Anarquista de São Paulo (2006). Ainda, o grupo passou a publicar a revista Protesta!, que realizava análises de conjuntura numa perspectiva radical e propunha novas reflexões práticas e teóricas no campo libertário.

Após a publicação de cinco edições da revista, o Coletivo se restruturou e, em 2009, em conjunto com os grupos autônomos Movimento Passe Livre (MPL-SP), Centro de Mídia Independente (CMI) e Fórum Centro Vivo, fundou o Espaço Ay Carmela!, ambiente político-cultural no centro da cidade de São Paulo. Nesse contexto, o projeto da Terra Livre passou a se constituir como um centro de documentação anarquista, com o objetivo de preservar e difundir a memória do anarquismo no Brasil e no mundo, além de incentivar as lutas do presente. Assim, a Biblioteca Terra Livre surge no dia 31 de maio. Em outubro de 2010, a Biblioteca mudou sua sede para um espaço independente a fim de viabilizar seus projetos. A partir daí, iniciou-se, de maneira regular, uma série de atividades em prol da difusão e da prática do anarquismo, a exemplo de: debates, cineclubes, palestras, colóquios, feiras, grupos de estudos etc. Em maio de 2023, houve uma nova mudança de sede,  desta vez para o centro de São Paulo.

  • ACERVO

Formado a partir de arquivos pessoais de militantes, doações de editoras, grupos e simpatizantes, o acervo é constituído, prioritariamente, por materiais anarquistas e sobre movimentos libertários do Brasil e do mundo, além de publicações de cunho político-social radical nas áreas de história, ciências sociais e literatura. A Biblioteca possui, atualmente, mais de 3500 livros, reúne centenas de revistas, jornais, cartazes, panfletos, fanzines, filmes e materiais audiovisuais, caracterizando-se como um acervo multimídia.

  • SEDE

De 2010 até 2023, a Biblioteca Terra Livre alugou uma sala de 15m² em uma casa comercial próxima ao metrô Vila Madalena. No dia 1ª de maio de 2023, mudamos para uma sala comercial no centro de São Paulo, próxima do metrô República. O espaço abriga o acervo de livros, jornais, revistas e demais materiais, recebe também os encontros dos grupos de estudos bem como visitantes e pessoas interessadas em pesquisar materiais libertários. As demais atividades realizadas pela Biblioteca são realizados em espaços parceiros.

  • GRUPOS DE ESTUDOS

Atualmente, temos ativo o grupo de estudos on-line sobre a História do Anarquismo. A participação é livre, sendo necessária a inscrição por meio do e-mail: bibliotecaterralivre@gmail.com

A Biblioteca já realizou outros grupos de estudos ao longo dos últimos anos. Para saber mais, acesse a página dos Grupos de Estudos.

  • DIFUSÃO

A Biblioteca difunde os ideais anarquistas por meio de atividades públicas e gratuitas de diferentes naturezas:

  • COLÓQUIOS / DEBATES / PALESTRAS / SEMINÁRIOS

Desde a abertura do espaço Ay Carmela!, a Biblioteca Terra Livre tem realizado uma série de atividades de divulgação e reflexão sobre o anarquismo. Aproveitando a passagem pela cidade de São Paulo de diversas companheiras e companheiros dos quatro cantos do Brasil e do mundo, a Biblioteca tem realizado palestras, debates e outras atividades, com o intuito de promover uma troca de experiências e saberes. Ao longo dos últimos anos, contamos com a presença de companheiras, companheiros e companheires de países das Américas (Argentina, Chile, Estados Unidos, México, Uruguai e Venezuela), da África (África do Sul) e da Europa (Alemanha, Espanha, França, Grécia e Portugal).

Desde 2011, a Biblioteca Terra Livre tem realizado uma série de Colóquios afim de difundir os estudos e experiências libertárias dentro das comunidades científicas. Foram realizados ao longo dos últimos anos o Colóquio Internacional Élisée Reclus e a Geografia do Novo Mundo (2011), o Colóquio Internacional “Educação Libertária: 100 anos da Escola Moderna de São Paulo” (2012), o Colóquio Internacional Ciência e Anarquismo (2013) e o Colóquio Internacional Mikhail Bakunin e a AIT (2014), todos estes eventos, bem como todos os demais, realizados pela Biblioteca foram gratuitos e abertos ao público em geral.

Sempre que possível, a Biblioteca apoia e participa de eventos sobre anarquismo e práticas libertárias em diferentes cidades brasileiras ou outros países, buscando apoiar estas iniciativas com a divulgação da atividade, compartilhamento e disponibilização de materiais e socialização das pesquisas que temos realizado.

  • FEIRA ANARQUISTA

Desde o ano de 2006 a Biblioteca Terra Livre organiza a Feira Anarquista de São Paulo. Neste ano (2020) a Feira Anarquista de São Paulo chega a sua décima primeira edição histórica e décima edição consecutiva. O evento tem se caracterizado, ao longo do tempo, por ser um espaço de encontro e troca de experiências entre militantes anarquistas de diferentes regiões do Brasil e do mundo e um primeiro espaço para o contato da maior parte das pessoas com as ideias ácratas.

  • CURTAS | LEGENDAS

A Biblioteca Terra Livre iniciou os trabalhos de tradução e criação de legendas a partir do interesse em fazer circular para um público mais amplo filmes anarquistas que estavam disponíveis somente em outros idiomas. O trabalho de legendagem se iniciou em 2011 na produção de legendas para alguns dos filmes exibidos no Cineclube, bem como seguiu para a exibição de filmes no Festival do Filme Anarquista e Punk de São Paulo. O Festival, que teve sua primeira edição em 2012 foi o responsável também por abrir espaço e incentivar as produções audiovisuais libertárias. Foi neste contexto que a Biblioteca passou a produzir alguns curtas metragens libertários. Alguns dos filmes legendados ou realizados por nós estão disponíveis no Youtube.

Além disso, a Biblioteca organizou ao longo de alguns anos o Cineclube Terra Livre com sessões mensais, sempre públicas e gratuitas, seguidas de debate. O objetivo era resgatar parte da história do cinema que foi escamoteada por muitos anos, apresentar produções cinematográficas anarquistas ou com temáticas libertárias. Foi criado assim um espaço permanente de reflexão e discussão sobre a estética anarquista e a utilização da linguagem do cinema para expressar o seu ideal.

Para saber mais acesse: Mostras anteriores.

  • EDITORA

Desde 2011 a Biblioteca Terra Livre vem desenvolvendo um trabalho editorial com o intuito de ampliar os horizontes da anarquia. Os livros publicados até o momento tratam de temas ligados a Educação, História, Geografia, Movimento Operário, Feminismo e Infantis. O projeto editorial visa a partir de pequenas e econômicas tiragens difundir e incentivar o acesso a materiais inéditos, de difícil acesso ou pouco conhecidos. Todo o trabalho de desenvolvimento editorial (diagramação, arte, seleção de texto, bem como a tradução) é realizado a partir dos princípios de solidariedade e apoio mútuo, e toda a verba proveniente da venda dos livros é destinada a manutenção da Biblioteca Terra Livre.

Para conhecer nossos títulos acesse: NOSSOS LIVROS.

Os nossos livros e de outras editoras anarquistas também podem ser adquiridos na nossa LIVRARIA VIRTUAL.

  • REVISTA

A Revista da Biblioteca Terra Livre é uma publicação online semestral de cunho anarquista, tendo como proposta ser um veículo de informação e de formação política. Dessa forma, trata-se de uma publicação ampla em seu conteúdo e na sua forma, reunindo artigos, reflexões teóricas, resenhas críticas (de livros, peças teatrais, filmes), produções literárias (como contos e poesias), assim como ilustrações e outros tipos de criações artísticas, todas convergindo dentro de uma perspectiva libertária.

  • FOLHETOS

Junto à publicação de livros, o projeto editorial da Biblioteca Terra Livre também contempla a publicação dos FOLHETOS, que são uma forma econômica de publicação, permitindo uma maior difusão. Nesse formato, privilegiamos textos curtos e inéditos (muitos deles nunca foram traduzidos para o português), que provocam importantes reflexões libertárias na atualidade.

  • ANTINOMIA (PODCAST)

Desde 2019, a Biblioteca Terra Livre iniciou o Antinomia, um programa semanal em parceria com a Rádio Antena Zero, que debate temas atuais em uma perspectiva libertária, além de discutir como a teoria anarquista está presente nos dias de hoje. Os eventos históricos do anarquismo, bem como as lutas sociais e os conflitos do mundo do trabalho, são debatidos nos episódios.

Ao vivo, toda sexta-feira, às 16h, em https://antenazero.com/

Em formato podcast em:

Megafono | Spotify | Apple Podcast | Outros agregadores

  • ASSOCIAÇÃO E APOIO FINANCEIRO

A Biblioteca não conta com nenhum subsídio ou apoio institucional, seja do Estado ou de empresas privadas. Nosso projeto é autofinanciado e autogestionário, ou seja, os recursos financeiros necessários para a existência do projeto provém do apoio e da solidariedade dos associados e doadores do Brasil e do mundo.

Para saber como apoiar, acesse:

Quero apoiar

Também são muito bem-vindas:

  • doações de livros;
  • assinaturas de jornais;
  • revistas libertários.