História do Anarquismo

No ano de 2019 começamos um novo grupo de estudos na Biblioteca Terra Livre. Neste novo grupo pensamos resgatar e estudar a História do Anarquismo em suas diversas geografias e calendários.

No segundo semestre de 2019, resolvemos estudar a Revolução Russa e para tanto foi lido e discutido os livros A Revolução Russa de Maurício Tragtenberg e os textos do Zine As Matanças de Anarquistas na Revolução Russa.

Na tentativa de socializar o conhecimento acumulado nos encontros, o grupo de estudos participou do programa Antinomia, podcast da Biblioteca Terra Livre em parceria com a Rádio Antena Zero. Disponibilizamos o episódio nas diversas plataformas de podcast e que podem ser encontradas aqui e também no Spotify.

Nesse segundo semestre, resolvermos voltar no calendário de lutas e organização dos e das debaixo e à esquerda e estudar a história da Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT), começando pelo livro A Internacional de Benoit Malon, publicado pela Editora Imaginário com apoio da SINDCOPE e SINDIPETRO, traduzido e editado por Plínio Augusto Coelho.

A leitura do texto foi incrível e conseguimos aprender muito com ele. Por enquanto, seguimos nosso estudo na AIT e em nosso próximo encontro discutiremos A Política da Internacional de Mikhail Bakunin.

Se quiser participar do grupo de estudos, mande um e-mail para nós em bibliotecaterralivre@gmail.com

27-02: A Internacional – Benoit Malon

12-03: A Internacional – Benoit Malon

26-03: A Política da Internacional – Bakunin