Documentário: Ajuda a Madrid! (1936)

Ajuda a Madrid!” é o segundo filme legendado e disponibilizado pelo projeto Legendando os filmes da Revolução Espanhola. O curta, de pouco mais de 7 minutos, apresenta as ações de solidariedade praticadas pela sociedade revolucionária em prol dos milicianos que ocupavam o fronte na cidade de Madrid nos primeiros meses da Revolução Espanhola. O video pode ser assistido em:

Sinopse (pt):
Documentário realizado como parte da campanha de ajuda a Madrid desde a Catalunha, onde se enviou, concretamente, alimentos durante os primeiros meses de ataques.

A reportagem começa com imagens de edifícios bombardeados em Madrid e sobrepondo estas imagens estão consignas da CNT chamando a solidariedade com Madrid: “Uma consigna da Espanha antifascista… Ajuda a Madrid!! Uma consigna da CNT-FAI… Solidariedade! Solidariedade! Uma finalidade do trabalhador espanhol… Ganhar a guerra e a Revolução! Morra o fascismo!

Após uma tomada panorâmica de Barcelona e de seu porto, a reportagem, mostra os estivadores trabalhando na descarga de alimentos. Imagens do mercado de Borne e do Comitê Regional da CNT de onde saem os comboios com a ajuda para Madrid e, os vagões de trem, partem repletos de faixas em solidariedade ao povo de Madrid.