183 anos do nascimento de Louise Michel

Hoje, 29 de maio, relembramos o aniversário de nascimento de Louise Michel no ano de 1830. Incansável lutadora Louise Michel dedicou sua vida a educação e a transformação da sociedade no sentido da revolução social. Combatente implacável nas barricadas de Paris contra os desmandos do governo de Versalhes durante a Comuna de Paris em 1871, Louise colocou sua vida em risco juntamente com toda a classe de oprimidos da capital francesa.

A derrota dos communards não marcaria somente o longo exílio de Louise Michel na Nova Caledônia como também a levaria a reivindicar-se anarquista na lutar contra todas as injustiças sociais. O longo exílio não foi capaz de manter Louise distante dos princípios e círculos anarquistas. No ano de 1898, juntamente com Liev Tolstói, Élisée Reclus, Piotr Kropotkin e outros indivíduos escreveu o texto do Comitê de Iniciativa para o Ensino Integral retomando as discussões sobre a Educação Integral que haviam sido iniciadas na Associação Internacional dos Trabalhadores e apresentando algumas perspectivas objetivas para a implementação deste projeto de educação.
A vida de Louise Michel encontraria seu fim no início de 1905 em decorrência de uma forte pneumonia contraída durante uma viagem pela França onde realizava leituras em prol das causas anarquistas. Suas ideias e sua vida ainda seriam lembrados por diversas ocasiões, sendo significativo lembrar que um dos batalhões da Revolução Espanhola lhe renderia homenagem carregando o seu nome.
Buscando mais uma vez relembrar da incansável lutadora Louise compartilhamos em nossa página um filme, produzido na França em 2009, sobre a vida no exílio de Louise Michel e dos demais communards pós Comuna de Paris. A legenda para o português foi realizada por militantes do coletivo Ativismo ABC e estão disponíveis para download AQUI.

5 thoughts on “183 anos do nascimento de Louise Michel”

  1. Olá. Notei que vocês tem exemplares dos livros a comuna I e II no acervo da biblioteca. Eu estou elaborando um projeto de pesquisa sobre o papel importante dos anarquistas na comuna de Paris e trazendo como figura central a Louise Michel. Esses dois livros (que não encontro traduzidos em lugar nenhum) seriam riquíssimos para minha pesquisa. Como posso ter acesso a eles através de vocês? Agradeço encarecidamente se me ajudarem.
    Grata desde já! Saudações libertárias.

  2. Companheir@s, estou procurando o livro A comuna 1 e 2 de Louise Michel! No acervo da biblioteca eu notei que existe exemplares! Se de fato for assim, como faço para ter acesso?

    Sou de Manaus! Abracs

    1. Israel, de fato nós possuímos os dois volumes do livro. Contudo não temos estrutura ainda para digitalizar o material.
      Em breve esperamos poder começar esse trabalho.
      Um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *