Indomáveis, uma história de Mulheres Livres

A Biblioteca Terra Livre ao longo dos primeiros meses do ano esteve trabalhando para a criação da legenda do documentário sobre as Mujeres Libres, produzido na Espanha pelo grupo ZerikusiA. O documentário aborda a história desse agrupamento de mulheres que construíram uma tão importante prática durante e depois da Revolução Espanhola de 1936.

O filme pode ser assistido em nosso canal do Youtube e o download do filme pode ser feito via torrent  AQUI e o arquivo da legenda está disponível AQUI.

Sinopse:

Em meados de maio de 1936 aparecia o primeiro número da revista Mujeres Libres.
Um ano depois, em agosto de 1937, se celebrava em Valencia o primeiro congresso estatal da Federação nacional de Mulheres Livres, uma organização feminista de corte anarquista que tinha por objetivo que as mulheres se liberassem por elas mesmas da cruel servidão da ignorância.
Esquecidas até por seus próprios companheiros Mujeres Libres chegou a contar com mais de 20.000 afiliadas. O turbilhão da guerra não lhes permitiu desenvolver seu programa “em paz”, mas nada nem ninguém pode impedir que germinasse a semente que carregavam em suas entranhas.
O objetivo deste trabalho é, além de resgatar do esquecimento estas mulheres, denunciar (ainda que não me goste o termo) a invisibilização a que se submetem, não só a Mujeres Libres como também a outras mulheres e grupos de mulheres que por coerência levaram até o final sua dissidência e se mantém as margens de estruturas pré-estabelecidas.

Para aqueles que desejam conhecer um pouco mais sobre as Mulheres Livres disponibilizamos também a dissertação de mestrado de Maria Clara Pivato Biajoli, “Narrar Utopias Vividas. Memória e Construção de Si nas Mujeres Libres da Espanha”.

2 thoughts on “Indomáveis, uma história de Mulheres Livres”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *