Mês Ferrer y Guardia – A Educação Anarquista Ontem e Hoje

https://calendario.sarava.org/sites/calendario/files/cineclubeferrer_0.jpg104 anos atrás, Francisco Ferrer y Guardia foi assassinado pelo Estado à mando da burguesia e da Igreja. Sua morte foi sentida pela totalidade do movimento operário e anarquista Internacional. Em diversos lugares foram feitas manifestações em protesto contra a justiça espanhola. E, assim como antes, onde militantes anarquistas buscavam rememorar a figura de Ferrer, a Biblioteca Terra Livre vem com uma série de atividades em memória desse combatente da educação para e pela Liberdade. A primeira atividade será realizada pelo Cineclube Terra Livre na Casa Mafalda. Exibiremos um filme de extrema sensibilidade, A Língua das Mariposas. Após o filme discutiremos as influências do ensino racionalista no contexto da Revolução Espanhola, assim como os horizontes de pohttps://calendario.sarava.org/sites/calendario/files/ferreriii.jpgssibilidades para a educação hoje. O endereço é Rua Clélia, 1895, Lapa, São Paulo. O evento será realizado no dia 06/10, domingo próximo, as 16h00.

Já no dia 13/10, dia da morte de Ferrer, faremos uma atividade no Centro de Cultura Social de São Paulo. Nessa atividade buscamos resgatar as imagens, vozes e memórias de Ferrer nas páginas dos jornais anarquistas A Plebe e A Lanterna. Como fruto dessa pesquisa, será realizada uma exposição do material, dentre eles os próprios exemplares dos jornais assim como poesias e trechos de textos acerca de Ferrer que foram publicados na imprensa operária e anarquista. O evento contará também com uma conversa com a doutoranda em educação Luciana Santos e com membros da Biblioteca Terra Livre. O endereço do CCS é Rua General JarFerrer_Publico_2013_10_13dim, 253, sala 22 as 17h00.

Todas as pessoas estão convidadas!!!

Paralelamente, ocorrerá em Paris (França) um debate em homenagem à Francisco Ferrer, organizado pela Federation Anarchiste, ao msmo tempo que em São Paulo, com a presença da Biblioteca Terra Livre. Será também  dia 13/10, as 19h30 na Librairie Publico. Ocorrerão intervenções sobre Ferrer, sua biografia, sua obra e sua presença nos periódicos anarquistas no Brasil por Hugues Lenoir e Rodrigo Rosa (Biblioteca Terra Livre).

One thought on “Mês Ferrer y Guardia – A Educação Anarquista Ontem e Hoje”

1. Oi. Parece que duas imagens neste post são apenas o link da imagem salvo como uma imagem. Estranho, suponho que houve algum erro.