A Greve Geral de 1917: História e Organização Anarquista

DEBATE: A Greve Geral de 1917: História e Organização Anarquista

Apresentação das pesquisas realizadas no Grupo de Estudos Greve Geral de 1917 ocorrido na Biblioteca Terra Livre.

A atividade pretende abordar os seguintes temas: antecedentes da Greve Geral de 1917 e o surgimento da organização anarquista sindicalista em São Paulo; os Congressos Operários de 1906 e 1913 e a Confederação Operária Brasileira (COB); a configuração da classe trabalhadora nos primeiros anos do século XX; mulheres, população negra e imigrantes no movimento grevista; o papel de greve geral revolucionária e da organização anarquista; mitos, fatos e interpretações sobre a Greve de 1917; reflexos da Greve; o caráter anarquista da Greve; a repressão e continuidade das lutas.

Os membros do grupo de estudos farão algumas falas introdutórias para levantar os principais temas e pontos relativos à Greve Geral de 1917 e logo após haverá espaço para perguntas, comentário e para realização de debate sobre tão importante episódio na luta pela emancipação social e para a organização das trabalhadoras e trabalhadores.

Essa é mais uma atividade promovida pelo Grupo de Estudos Greve Geral de 1917, ocorrido na Biblioteca Terra Livre e que integra um ciclo de atividades de difusão e pesquisa sobre o tema do Centenário da Greve Geral de 1917.

Dia: Segunda-feira, 07 de agosto de 2017

Horário: das 18h às 21h

Local: Auditório Nicolau Sevchenko FFLCH (Prédio de História e Geografia) – Cidade Universitária, Butantã, São Paulo/SP.

Observações:

* Será emitido certificado aos presentes que assinarem a lista com nome e email legíveis.
* A atividade ocorrerá no entre-aulas, por isso começará às 18h e se estenderá até 21h.

Algumas imagens da greve: