Rojava Hoje: Lançamento de livros, Debate e Exposição de fotos

No sábado, dia 8 de abril, o Comitê de Solidariedade a Resistência Popular Curda de São Paulo, a Biblioteca Terra Livre e a editora Autonomia Literária farão o lançamento dos livros “Şoreşa Rojavayê: Revolução, uma palavra feminina e A Revolução Ignorada – Liberação da Mulher, Democracia Direta e Pluralismo Radical no Oriente Médio, das 19h às 23h no Al Janiah.
A atividade contará também com o debate “Rojava Hoje” com o companheiro Mauro Cardoso, médico epidemiologista que esteve em Rojava nos últimos meses, que ocorrerá a partir das 20h, além de uma exposição de fotos.

A guerra na Síria movimenta a atual geopolítica e os que são considerados seus principais atores. Enquanto muitos se ocupam da narrativa das grandes potências, poucos analisam a questão a partir da organização da população neste conflito. Um destes casos é o território de Rojava/Norte da Síria que atualmente é autogovernado por curdos, árabes, assírios e armênios.

Em solidariedade a este processo, e pela importância de olhar para esta experiência radical no atual contexto global de austeridade. Pautas como autogestão e autodefesa necessitam voltar ao vocabulário e ao projeto político da esquerda que pretende transformar a realidade. A autonomia, organização e protagonismo feminino neste território esquecido pela modernidade pode contribuir para o nosso debate.

Para avançar com estas pautas estaremos lançando os livros “Şoreşa Rojava: Revolução, uma palavra feminina” co-editado pelo Comitê de Solidariedade a Resistência Popular Curda de São Paulo em conjunto com a Biblioteca Terra Livre e “A Revolução Ignorada” editado pela Autonomia Literária. Contaremos com a presença de Mauro Cardoso que esteve neste território atuando como médico trouxe relatos de como funcionam as organizações populares em Rojava.

Confirme sua presença em: https://www.facebook.com/events/236184820183432/

Informações: