Darwin e Kropotkin

Se inicia hoje o Grupo de estudos Pensadores Anarquistas. O primeiro ciclo de leitura abordará a obra de Piotr Kropotkin, anarquista e geógrafo russo, autor de obras como Apoio Mútuo, A Conquista do Pão, A Anarquia, sua filosofia e seu ideal, Palavras de um Revoltado, entre tantas outras. Uma considerável parte de suas obras já estão disponíveis em português e podem ser consultada nas estantes da Biblioteca Terra Livre.

Como forma de ampliar as discussões em torno da produção teórica de Kropotkin, disponibilizamos em nosso canal do Youtube o video Darwin e Kropotkin: competição ou solidariedade?, realizado em 2007 pelo grupo Les chevreaux suprématistes, que apresenta um diálogo fictício entre Darwin e Kropotkin sobre a evolução dos animais. Kropotkin, profundo admirador de Darwin, apresenta suas teses criticando a influência de Malthus na teoria de Darwin e exemplifica como o apoio mútuo, foi em muitos casos, um dos principais fatores de sobrevivência e evolução de algumas espécies. Sua teoria surge como contraponto aos argumentos apresentados por Thomas Huxley, um dos principais discípulos de Darwin. A construção da narrativa do curta dialoga profundamente com texto de Stephen Jay Gould intitulado “Kropotkin não era nenhum excêntrico“.

A legenda do vídeo foi realizada por meio de um trabalho conjunto entre membros da Biblioteca e amigos e o arquivo da legenda está disponível AQUI para outros grupos ou indivíduos que queiram traduzir para outros idiomas. A versão em espanhol se encontra disponível no site do Grupo de Estudios José Domingo Gómez Rojas.

O vídeo é o ponto de partida para os debates preparatórios do Colóquio Internacional Ciência e Anarquismo que ocorrerá em novembro de 2013 em São Paulo. Outras informações sobre o Colóquio em breve estarão disponíveis.

2 thoughts on “Darwin e Kropotkin”

1. Solicito envio da programação do colóquio internacional ciência e anarquismo e formas de inscrição

Comments are closed.