Primeiro encontro do Grupo de Estudos “Movimento Operário Autônomo”

Nesta quarta-feira, dia 27/03, reiniciaremos os trabalhos do Grupo de Estudos Movimento Operário Autônomo. Dando continuidade às leituras referentes à história do movimento operário e anarquista no Brasil, neste semestre nos dedicaremos a estudar as múltiplas facetas da organização sindical nos anos 1930, marcada por forte repressão do DEOPS aos movimentos sociais, bem como pela atuação agressiva do estado getulista, através do Ministério do Trabalho (M.T., como na imagem que ilustra as páginas do jornal A Plebe de 03/03/1934) e da edição de novas leis trabalhistas. Esse foi um período crucial para os trabalhadores e para o movimento sindical, que ficariam marcados por uma nova imagem até os dias de hoje.

Buscaremos, através das leituras, olhar para além dos discursos da ordem e da conquista de direitos. (Re)descobriremos os espaços de resistência e a atuação de grupos libertários (muitos apagados da história oficial) dentro dos sindicatos na tentativa desesperada de manutenção de sua autonomia e de sua liberdade.

GRUPO DE ESTUDOS “MOVIMENTO OPERÁRIO AUTÔNOMO”

Primeiro Encontro de 2013: Quarta-feira, 27/02 , às 19h.

LEITURA: Introdução e o Capítulo 1 do livro de Raquel de Azevedo, A Resistência Anarquista: uma questão de identidade (1927-1937).

A partir dessa data o grupo se reunirá sempre às quartas-feiras de 15 em 15 dias das 19h as 22h.

ATENÇÃO! Limite de vagas: 10 participantes.

Inscrições prévias (por ordem de chegada) através do e-mail:

bibliotecaterralivre[a]gmail.com

Até dia 27!