Retomada do grupo de estudos “Movimento Operário Autônomo”

Neste mês retomaremos as atividades do Grupo de Estudos da Biblioteca Terra Livre sobre “Movimento Operário Autônomo”. O primeiro encontro será dia 27 de fevereiro, quarta, às 19 horas.

O Grupo de Estudos tem como objetivo problematizar as práticas de organização dos trabalhadores na atualidade, buscando na história do sindicalismo e nas teorias anarquistas as bases para sua interpretação. Utilizamos para isso a leitura de textos teóricos (clássicos e contemporâneos), históricos e documentos. Filmes e documentários também são bons materiais de apoio utilizados para as discussões.

No segundo semestre de 2012 nos dedicamos ao estudo do movimento operário brasileiro nas primeiras décadas do século passado, com foco na década de 20. A discussão teve como referência a leitura de textos sobre os Congressos Operários Brasileiros de 1906, 1913 e 1920, além da leitura de textos de Alexandre Samis sobre o embate entre anarquismo e bolchevismo no movimento operário da década de 20. Veja aqui o roteiro de leituras passado:

Dando continuidade, neste semestre nos dedicaremos ao cenário na década de 30, tendo como principal referência de leitura o livro de Raquel de Azevedo, A Resistência Anarquista: uma questão de identidade (1927-1937).

O grupo existe desde 2010, mas é aberto à novas participações devido à sua dinâmica baseada na auto-formação e apoio mútuo entre os membros e ainda mais agora que inicia-se um novo ciclo de leituras, todos interessados são bem-vindos.

Primeiro Encontro de 2013: Quarta-feira, 27 de fevereiro, às 19h. A partir dessa data o grupo se reunirá sempre às quartas-feiras de 15 em 15 dias das 19h as 22h.

ATENÇÃO! Limite de vagas: 10 participantes. Inscrições prévias (por ordem de chegada) através do e-mail: bibliotecaterralivre@gmail.com

Nos vemos dia 27!

Saudações libertárias!