Cineclube Terra Livre – 25/03 – Louise Michel

No próximo domingo, dia 25, ocorrerá a primeira sessão do Cineclube Terra Livre. Neste semestre o Cineclube retoma suas atividades com a mostra de filmes “Anarquistas”, com filmes biográficos sobre anarquistas históricos. As exibições ocorrerão no Centro de Cultura Social de São Paulo, espaço anarquista histórico de memória e difusão do anarquismo no Brasil. Para a primeira sessão da mostra exibiremos o filme Louise Michel, a rebelde, por ocasião da celebração do dia internacional das mulheres (08/03) e do início da Comuna de Paris (18/03), a 141 atrás.

“Na aurora que surgia ouvia-se o alarme;subíamos a passo de ataque, sabendo que no cume havia um exército alinhado para a batalha. Pensávamos em morrer pela liberdade. Estávamos como suspensos da terra. Nós, mortos, Paris ergueu-se. As multidões em certos momentos são a vanguarda do oceano humano.

O cume estava envolto numa luz branca, uma aurora esplêndida de libertação. A tropa fraterniza com o povo, a insurreição ganha Paris bairro por bairro, surpreendendo simultaneamente o governo e o Comitê Central. Foi só à noite que os membros do Comitê Central decidiram-se a passar ao ataque e ocupar toda a cidade, enquanto Thiers e o governo fugiam para Versalhes.”
Louise Michel

Louise Michel, a rebelde (2009), Sólveig Anspach, 90 min.
Louise Michel é uma francesa revoltosa da Comuna de Paris. Embora todos saibam seu nome, ninguém sabe quem ela é. Condenada por ter combatido as tropas de Bismark, depois de um tempo na prisão Rochefort, ela é enviada como milhares de revolucionários para a distante Nouméa, na Nova Caledônia, enquanto em Paris o jovem George Clémenceau tenta obter anistia para todos os comunas. Professora, amiga do famoso Victor Hugo, torna-se em Nouméa uma resistente admirada por todos os homens. Ela não só anima suas companheiras de prisão como também faz amigos entre os nativos da ilha, conhecidos como Kanaks. Ensina-lhes francês, aprende os seus costumes e fica ao lado deles quando se levantam contra a autoridade colonial. Sua anarquia não é uma ideologia, mas uma atitude moral. Ela conclui a detenção lecionando numa escola que reúne na mesma sala crianças Kanaks e outras etnias.

Dia: 25/03, a partir das 18h.

ENTRADA FRANCA

Onde: Rua General Jardim, 253 Sala 22
Vila Buarque São Paulo – SP
(Próximo ao metrô Republica)

One thought on “Cineclube Terra Livre – 25/03 – Louise Michel”

  1. Companheiros!

    Que belo cartaz! Lindo mesmo.

    E essa mostra vai ser muito boa. Temos que relembrar sempre dos nossos antecessores na luta pela revolução social.

    Uma ótima iniciativa essa pujante retomada do Cineclube agora no CCS.

    Abraços libertários.

    Rodrigo

Comments are closed.