Cineclube Terra Livre – Anarquistas Expropriadores

MOSTRA OLHARES SOBRE O MOVIMENTO ANARQUISTA NO BRASIL

O CINECLUBE TERRA LIVRE tem o prazer de anunciar a quarta sessão da Mostra “Olhares sobre o Movimento Anarquista no Brasil”, em parceria com o Centro Cineclubista de São Paulo, local de exibição dos filmes.

Esta sessão apresentará três curtas que retratam as práticas de ação direta realizadas no Brasil no século XX. Uma das histórias, ainda pouco conhecida, o Assalto a Rua da Praia ocorrido em Porto Alegre/RS no início do século XX, onde anarquistas russos realizaram um assalto no centro da cidade e as outras sobre o ladrão Meneghetti. Assaltante mítico da cidade de São Paulo que realizou diversos assaltos e fugas espetaculares.

* Dov`e Meneghetti, Beto Brant, Brasil, 1989, 12min

Um retrato da fuga do mais famoso personagem da crônica policial paulistana na década de 1920, Gino Amleto Meneghetti. O ladrão anarquista se notabilizou pela agilidade com que saltava os telhados durante as fugas e pela irreverência com que tratava a polícia.

* Meneghetti, o Gato dos Telhados, Brasil, 2010, 6 min

Entrevista com Mouzar Benedito, autor do livro Meneghetti, o Gato dos Telhados, que conta um pouco a história do ladrão anarquista mais famoso do Brasil.

* A Tragédia da Rua da Praia, RBS TV, Brasil, 2006, 15 min

Documentário sobre o assalto ocorrido na Rua da Praia, centro de Porto Alegre. O assalto é realizado por russos que roubam uma casa de câmbio e seus desencadeamentos.

Para saber mais sobre os Expropriadores da Rua da Praia, ver texto de Evandro Couto (FAG – Federação Anarquista Gaúcha)
http://www.anarkismo.net/article/4418

DOMINGO, 20/11, 18 horas

LOCAL: Centro Cineclubista de São Paulo
Rua Augusta, 1239, sala 13 – São Paulo
Próximo ao Metrô Consolação
Entrada Gratuita

3 thoughts on “Cineclube Terra Livre – Anarquistas Expropriadores”

  1. ola, sou de recife e tenho muito interesse em adquirir filmes de cunho anarquista, ja escrevi zines, sempre adquiro livros de interesse libertario mais filmes acho muito dificil adquirir. podem me ajudar ?

    obs: eu recebia a revista letra livre la do rio de janeiro do robson achiame, voces sabem informar se a revista ainda permanece ativa ?? grato pela atencao

Comments are closed.