Leituras Libertárias #20 – Mês Ferrer: Francisco Ferrer e sua obra de Adelino de Pinho

Olá a todos e a todas ouvintes do Antinomia, sejam mais uma vez bem vindos e bem vindas ao Leituras Libertárias, projeto que busca compartilhar um pouco com vocês as nossas leituras sobre a história, teorias e práticas do anarquismo. No leituras libertárias deste mês de outubro, vamos fazer uma singela homenagem ao educador e anarquista catalão, Francisco Ferrer y Guardia. Já faz alguns anos que a Biblioteca realiza diversas atividades destinadas ao tema da educação em outubro, e que carinhosamente apelidamos de o mês Ferrer. Esta série de atividades busca lembrar o idealizador da Escola Moderna de Barcelona que foi brutalmente assassinado em 13 de outubro de 1909 pelo Estado e a Igreja católica espanhola. Assim esperamos poder ajudar em reavivar a memória de Francisco Ferrer y Guardia que lutou durante toda sua militância por uma educação radicalmente livre e profundamente igualitária. Segue o texto “Francisco Ferrer e sua obra” de Adelino de Pinho, publicado originalmente no jornal A Lanterna e republicado no livro “Pela Educação e Pelo Trabalho e outros escritos” da editora da Biblioteca Terra Livre.

Megafono | Spotify | Apple podcast | Outros agregadores