Documentário Sacco e Vanzetti – Cineclube Terra Livre 24/8

Serão executados depois de meia noite de hoje os anarchistas italianos Nicolau Sacco e Bartolomeu Vanzetti – Todas as tentativas para que a sentença de morte fosse revogada falharam – “Nunca procures a riqueza, pois o ouro não traz consigo felicidade”, disse Nicolau Sacco despedindo-se de seu filho

 photo CARTAZSACCOVANZETTICAAD2013_zpsaabc3b8f.jpgEsse é um trecho do jornal Folha da Manhã, segunda-feira, 22 de agosto de 1927. Apesar do jornal não ser a favor da causa operária e muito menos anarquista, o caso de Nicola Sacco e Bartollomeo Vanzetti chocou a todos de sua época pelo fato do processo ter sido claro e explicitamente manipulado pelo poder estatal. Sacco e Vanzetti foram executados pelo Estado no dia 23/8/1927.

No mundo todo, operários, socialistas e, principalmente, anarquistas realizaram comitês à favor de Sacco e Vanzetti. Tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro, militantes anarquistas se organizam construindo comitês em solidariedade (o boletim do Núcleo de Pesquisa Marques da Costa nº 7 trata dos protestos no Rio em favor dos anarquistas, clique aqui para lê-lo).

Buscando relembrar a história desse trágico acontecimento o Cineclube Terra Livre irá exibir o documentário Sacco e Vanzetti, dirigido por Peter Miller. Esse foi o primeiro documentário a abordar o caso, elucidando-nos sobre o ocorrido (veja também o filme Sacco e Vanzetti de Giuliano Montaldo).

A Exibição do documentário acontecerá no Centro Anarquista Ação Direta, as 15h00, Rua Dr. Almeida Lima, 358 – Brás – São Paulo – SP

A entrada é livre!