As manifestações contra a carestia de vida de 1913 e a greve geral de 1917, com Amir El Hakim

Greve Geral de 1917 photo GG1917_zpsf2d9d922.jpgAssim como nos dias de hoje, no início do século XX a luta anarquista pela transformação da sociedade estava presente nas ruas de São Paulo. As estratégias adotadas eram múltiplas (boicote, “corpo-mole”, luta sindical, greves, auto organização, propaganda, etc.), e as reivindicações eram claras (diminuição da jornada de trabalho, aumento salarial, melhoria das condições de vida, diminuição do preço de moradia, etc.). As ações praticadas por indivíduos e grupos anarquistas se faziam valer de múltiplas estratégias territoriais para sua atuação. O intuito deste debate é trazer uma reflexão para o presente das estratégias territoriais adotadas pelos grupos anarquistas nas manifestações e greves do início do século XX.

A atividade será realizada no dia 18 de agosto (domingo), a partir das 16h e terá lugar no Centro de Cultura Social. A entrada é livre.

No espaço destinado à produção de teses, monografias e dissertações da Biblioteca Terra Livre, poderão ser encontrados trabalhos que fazem referência ao tema, como o próprio trabalho de Amir, “Os operários pedem passagem! – A Geografia do operário na cidade de São Paulo (1900-1917)” assim como o de Christina R. Lopreato, “O espirito da revolta: a greve geral anarquista de 1917“. Confira a página, com esses e mais outros trabalhos!

Domingo, 18/08, às 16h
Local: Centro de Cultura Social
Rua General Jardim, 253 Sala 22
Vila Buarque – São Paulo/SP