Cineclube Terra Livre – Anarquismo e Sindicalismo

Neste domingo retomaremos a realização das sessões mensais do CINECLUBE TERRA LIVRE.

MOSTRA OLHARES SOBRE O MOVIMENTO ANARQUISTA NO BRASIL

O CINECLUBE TERRA LIVRE retoma suas atividades e tem o prazer de anunciar a primeira sessão da Mostra “Olhares sobre o Movimento Anarquista no Brasil”, em parceria com o Centro Cineclubista de São Paulo, local de exibição dos filmes.

Nossa intenção é compreender e debater a relação entre anarquismo e sindicalismo e seu papel na formação da classe operária no Brasil.

Para isso selecionamos dois filmes que tratam da presença anarquista no movimento operário em São Paulo e no Brasil no início do século XX.

* Libertários, Lauro Escorel Filho, Brasil, 1976, 26min

Libertários é o mais antigo documentário sobre o tema produzido no Brasil e foi exibido nos circuito de cineclubes em São Paulo durante a ditadura militar. Não podia haver melhor filme para estrearmos a nova mostra do Cineclube Terra Livre. A película retrata as primeiras organizações dos trabalhadores e suas mobilizações, fortemente influenciados pelos ideais anarquistas.

* Deu N’A Plebe – A Greve Geral Anarchista de 1917, Fernando Puccini e João Ricardo, s/d, 17 min

Já o curta Deu n’A Plebe foca a atenção na Greve Geral de 1917 e nas páginas do periódico libertário A Plebe. Contém entrevistas com pesquisadores e é baseado em documentos da época.

DOMINGO, 21/08, 18 horas

LOCAL: Centro Cineclubista de São Paulo