22/06 * Debate e Lançamento: Educação – Élisée Reclus * FE/USP

A Biblioteca Terra Livre convida a todos para o lançamento do livro do geógrafo anarquista Élisée Reclus (O Homem e a Terra – Educação) e para o debate sobre a sua concepção de educação que ocorrerá na quarta-feira, dia 22/06, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE – USP).

As discussões que serão apresentadas para estimular o debate são resultados dos trabalhos dos Grupos de Estudos “Anarquismo e Educação” e “Geografia e Anarquismo” que acontecem quinzenalmente na sede da Biblioteca Terra Livre desde o final de 2010.

***

DATA:
Quarta-feira, 22 de junho, 19:30

LOCAL:
Sala 124 – Bloco B – Faculdade de Educação/USP (Cidade Universitária, São Paulo)

LANÇAMENTO DO LIVRO:
O Homem e a Terra – Educação, Élisée Reclus, Imaginário/Expressão e Arte, 2010 –
http://editoraimaginario.webstorelw.com.br/products/elisee-reclus-o-homem-e-a-terra-educacao

CAPA DO LIVRO:
http://i585.photobucket.com/albums/ss293/askoda/CapaEducacao.jpg

A cada fase da sociedade corresponde uma concepção particular da educação, conforme aos interesses da classe dominante. As civilizações antigas foram monárquicas ou teocráticas e seus resquícios prolongam-se nas escolas, pois, enquanto na vida ativa do exterior, os homens liberam-se das opressões antigas, as crianças, relativamente sacrificadas, bem como as mulheres, em razão de sua fraqueza, têm de suportar por mais tempo a rotina das práticas de outrora. O tipo de nossos manuais de educação existe há vários milênios, e ainda se repetem quase nos mesmos termos os preceitos “moralizadores” que ali se encontram.
Élisée Reclus

DEBATE:
“Anarquismo, Geografia e a Concepção de Educação de Élisée Reclus”

Informações dos membros da mesa:

Adriano Skoda, Graduando em Geografia. Membro da Biblioteca Terra Livre e participante dos Grupos de Estudos Anarquismo e Educação e Geografia e Anarquismo.

Rodrigo Rosa da Silva, Doutorando em Educação pela Universidade São Paulo. Mestre em História Social do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Membro da Biblioteca Terra Livre e participante dos Grupos de Estudos Anarquismo e Educação e Geografia e Anarquismo.

Realização:
Biblioteca Terra Livrehttp://bibliotecaterralivre.wordpress.com/
e
Centro Acadêmico Professor Paulo Freire (CAPPF) – http://www.cappf.org.br