141 anos do nascimento de Albert Einstein. Cientista e Socialista. Por que o Socialismo?

No dia 14 de março de 1879, nascia Albert Einstein. Além de ser um brilhante cientista, o que muitas pessoas não sabem, e que foi apagado da história, era que Albert Einstein também foi socialista. Em 24 de fevereiro de 1923, visitando a cidade de Barcelona, Einstein conheceu a Confederación Nacional del Trabajo, famoso sindicato anarcossindicalista que protagonizou anos mais tarde a Revolução Social durante a guerra civil em 1936 à 1939. E além de escrever e elaborar a teoria da relatividade, Einstein também escreveu sobre o socialismo, e que disponibilizamos aqui o texto intitulado “Por que o socialismo?”, publicado na Monthly Review, maio de 1949.

* * *

Por uma questão de simplicidade, na discussão a seguir chamarei “trabalhadores” todos aqueles que não compartilham a propriedade dos meios de produção – embora isso não corresponda exatamente ao uso costumeiro do termo. O proprietário dos meios de produção está em posição de comprar a força de trabalho do trabalhador. Usando os meios de produção, o trabalhador produz novos bens que se tornam propriedade do capitalista. O ponto essencial sobre esse processo é a relação entre o que o trabalhador produz e o que é pago, ambos medidos em termos de valor real. Na medida em que o contrato de trabalho é “gratuito”, o que o trabalhador recebe é determinado não pelo valor real dos bens que produz, mas por suas necessidades mínimas e pelos requisitos capitalistas de força de trabalho em relação ao número de trabalhadores que competem por empregos. É importante entender que, mesmo em teoria, o pagamento do trabalhador não é determinado pelo valor do seu produto.

O capital privado tende a se concentrar em poucas mãos, em parte por causa da competição entre os capitalistas, e em parte porque o desenvolvimento tecnológico e a crescente divisão do trabalho incentivam a formação de unidades de produção maiores às custas das menores. O resultado desses desenvolvimentos é uma oligarquia do capital privado, cujo enorme poder não pode ser efetivamente verificado, nem mesmo por uma sociedade política organizada democraticamente. Isso é verdade, já que os membros dos órgãos legislativos são selecionados por partidos políticos, amplamente financiados ou influenciados por capitalistas privados que, para todos os efeitos práticos, separam o eleitorado do legislativo. A consequência é que os representantes do povo de fato não protegem suficientemente os interesses dos setores menos favorecidos da população. Além disso, nas condições existentes, os capitalistas privados controlam inevitavelmente, direta ou indiretamente, as principais fontes de informação (imprensa, rádio, educação). Portanto, é extremamente difícil, e de fato na maioria dos casos bastante impossível, para cada cidadão chegar a conclusões objetivas e fazer uso inteligente de seus direitos políticos.

A situação que prevalece em uma economia baseada na propriedade privada do capital é, portanto, caracterizada por dois princípios principais: primeiro, os meios de produção (capital) são de propriedade privada e os proprietários os descartam como bem entenderem; segundo, o contrato de trabalho é gratuito. Certamente, não existe uma sociedade capitalista pura nesse sentido. Em particular, deve-se notar que os trabalhadores, através de longas e amargas lutas políticas, conseguiram garantir uma forma um tanto melhorada do “contrato de trabalho livre” para certas categorias de trabalhadores. Mas, como um todo, a economia atual não difere muito do capitalismo “puro”.

A produção é realizada com fins lucrativos, não para uso. Não há previsão de que todos aqueles capazes e dispostos a trabalhar estarão sempre em posição de encontrar emprego; um “exército de desempregados” quase sempre existe. O trabalhador está constantemente com medo de perder o emprego. Como os trabalhadores desempregados e mal remunerados não fornecem um mercado lucrativo, a produção de bens de consumo é restrita e grandes consequências são a consequência. O progresso tecnológico frequentemente resulta em mais desemprego do que em uma diminuição do ônus do trabalho para todos. A motivação do lucro, em conjunto com a competição entre os capitalistas, é responsável por uma instabilidade na acumulação e utilização do capital, que leva a depressões cada vez mais graves. Concorrência ilimitada leva a um enorme desperdício de trabalho e a essa paralisação da consciência social dos indivíduos que mencionei antes.

Este aleijado de indivíduos considero o pior mal do capitalismo. Todo o nosso sistema educacional sofre com esse mal. Uma atitude competitiva exagerada é inculcada no aluno, que é treinado para adorar o sucesso aquisitivo como preparação para sua futura carreira.

Estou convencido de que há apenas uma maneira de eliminar esses graves males, nomeadamente através do estabelecimento de uma economia socialista, acompanhada por um sistema educacional que seria orientado para objetivos sociais.