Ciclo 80 anos da Revolução Espanhola

CARTAZ CICLO 80 ANOS REVOLUCAO ESPANHOLA

Em 19 de julho de 1936, homens e mulheres com armas na mão, saíram às ruas de toda a Espanha para impedir um golpe militar coordenado pela direita militarista e clerical. A partir deste dia, há oitenta anos inciava-se uma das experiências revolucionárias mais profundas e intensas: a economia no campo e nas indústrias foi organizada pelos próprios trabalhadores, sem chefes ou patrões; a questão da emancipação feminina foi posta como ponto central na luta pela emancipação social; e a educação foi reorganizada em busca da libertação e não mais da opressão.

Para relembrar a Revolução Espanhola e discutir a importância do seu legado, a Biblioteca Terra Livre organiza o “Ciclo 80 anos da Revolução Espanhola”. Serão três exibições de vídeos seguidas de debate em três datas diferentes:

19/07 – “Viver a Utopia” – documentário com entrevista de participantes da Revolução Espanhola. Terça-feira, às 19h no Espaço Cultural Mané Garrincha (Rua Silveira Martins, 131, sala 11 – próximo a saída Poupatempo do Metrô Sé, São Paulo, SP);
25/07 – “A língua das mariposas” – filme inspirado nas práticas pedagógicas anarquistas que ocorreram na Espanha. às 19h no Ação Educativa (Rua Gen. Jardim, 660 – Vila Buarque, São Paulo – SP)
31/07 – “Indomáveis” – documentário sobre as “Mujeres Libres”, grupo especificamente feminino que atuou na Revolução Espanhola. Domingo, às 15h no CDC City Lapa – (Rua Sepetiba, 660, Lapa – São Paulo, SP)

Venha participar!