História do Anarquismo na Costa Rica

renovación.FFG

Graças ao trabalho dos companheiros do Editorial Eleuterio e euna, com a publicação do trabalho de Rodrigo Quesada Monge, “Anarquia, Ordem sin Autoridad”, foi possível nos debruçar sobre a história do anarquismo na Costa Rica e encontrar uma importante revista editada pelos anarquistas José María Zeledón, Ricardo Falcó e o histórico militante espanhol, fundador da seção espanhola da Internacional, Anselmo Lorenzo. A revista Regeneración foi fundada em 1911 e foi editada até os idos de 1919. A revista foi digitalizada pela Hemeroteca da Biblioteca Nacional da Costa Rica e que também disponibilizamos em nossa seção Jornais de nossa biblioteca digital.

Nesse mês de outubro, em memória aos 106 anos da morte do anarquista e educador Francisco Ferrer y Guardia, ressaltamos os números 19 e 20 do primeiro ano da revista, dedicado exclusivamente à pedagogia racionalista de Ferrer e da Escola Moderna, experiência pedagógica que inspirou muitos companheiros e companheiras do passado e que se estende até os dias de hoje, como é o caso do Cursinho Livre da Lapa.

O livro que nos ajudou nessa pesquisa foi escrito pelo companheiro Rodrigo Quesada Monge e ele é dividido em duas partes: a primeira, aborda o legado ético do anarquismo, trazendo temas como a liberdade, o Estado, a religião etc.; a segunda parte trata do legado histórico do movimento, sendo o anarquismo em Costa Rica uma colaboração ímpar às recentes pesquisas sobre o anarquismo pós-colonial.

O livro pode ser adquirido tanto no site do Editorial Eleuterio quanto na livraria da Biblioteca Terra Livre. O livro também será vendido na VI Feira Anarquista de São Paulo, que será realizada no dia 15 de novembro de 2016.

Mais uma vez agradecemos ao trabalho incansável dos companheiros do Editorial Eleuterio e Rodrigo Quesada Monge por nos trazer essa enorme contribuição!

Boa pesquisa!!!