Revolução Espanhola. Apresentação de curtas e debate

Foi no dia 19 de julho de 1936 que estourou a Revolução Espanhola. Os trabalhadores ligados às CNT (Confederación Nacional del Trabajo), organização sindical de orientação anarquista combateram o golpe fascista e transforamaram uma vasta região na Espanha (em especial a Catalunha) em um novo mundo, autogestionário e sem Estado.

O povo espanhol ousou sonhar e realizou o que até hoje foi o maior exemplo de organização social, baseada nos princípios políticos e econômicos do anarquismo ou comunismo libertário: solidariedade, apoio mútuo, federalismo e autogestão.

Companheiros! Suas lutas nos inspiram sempre!

É por isso que a Biblioteca Terra Livre, em parceria com o Centro de Cultura Social, vem resgatar esta experiência com a exibição dos curtas:

Movimento revolucionário em Barcelona (Movimiento revolucionario en Barcelona). Espanha, 1936, preto e branco, 22min. Produzido por: CNT-FAI (Oficina de Información y Propaganda)

Barcelona trabalha para o front (Barcelona trabaja para el frente). Espanha, 1936, preto e branco, 23min. Produzido por: Comité Central de Abastos de Barcelona

O enterro de Durruti (El entierro de Durruti). Espanha, 1936, preto e branco, 11min. Produzido por: CNT-FAI

Ajudar Madri (Ayuda a Madrid). Espanha, 1936, preto e branco, 7min. Produzido por: CNT-FAI (Oficina de Información y Propaganda)

Os curtas NÃO possuem legendas. Os filmes serão exibidos no CCS dia 21/07, próximo sábado, as 18h00.

Local: CCS – Centro de Cultura Social
Rua General Jardim, 253, sala 22
(Próximo ao metrô República)
www.ccssp.org