Relato do XV Encontro da FICEDL

Aconteceu, entre os dias 16 e 18 de Setembro, o XV Encontro da Federação Internacional de Centros de Documentação Libertários (FICEDL) e a Biblioteca Terra Livre esteve presente. Foi um grande encontro de bibliotecas e centros de documentação anarquistas de várias partes da Europa (Portugal, Espanha, França, Suíça, Itália). Foi possível relizar muitos contatos e trocas de informações e materiais com vários espaços.

Após a apresentação de cada pessoa e centro de documentação, rolou uma apresentação sobre cartazes e o CIRA-Lausanne preparou uma mostra de materiais em português (de Portugal e do Brasil). Havia vários cartazes que não conhecíamos. Foi bem interessante a parte especifica de catalogação de cartaz.

Foi bem polêmico o debate proposto por companheiros italianos sobre o tema Revolução! Gerou muitas intervenções, todas com muita reflexão e qualidade.

Os companheiros da BOESG exibiram um ótimo documentário sobre o anarco-sindicalismo em Portugal com entrevistas feitas com velhinhos militantes. Muito interessante e bem produzido.

Todos os dias foram servidas refeições veganas a todos presentes.

Um problema foi a língua. Em meio a tantas línguas diferentes, qual deveria ser a “oficial” do evento? Acabou que nesse três dias falamos e ouvimos todas línguas de origem dos presentes, intercalando com traduções de umas para outras em diferentes momentos. Na avaliação esse é um ponto a se resolver. Foi proposto (e nós apoiamos) que a língua oficial seja o Esperanto.

E finalmente, decidiu-se pela realização do próximo encontro daqui a dois anos, 2013, e o local proposto foi Lyon, na Franca.

O grupo anfitrião, a BOESG, contou com a enorme ajuda dos companheiros do CCL de Almada. Todos se desdobraram para a realização do evento.

Depois do encontro visitamos a Livraria Letra Livre e a sede do CCL. Fomos muito bem acolhidos pelos companheiros portugueses e recebemos doações de materias de ambos.

O saldo foi positivo e a presença da Terra Livre foi marcante, em especial por ser a única Biblioteca das Américas presente ao encontro. Agora estamos mais próximos dos centros europeus que tem longa tradição no tema de resgatar e preservar a memória do anarquismo.

No Brasil seguiremos nosso trabalho mais convictos de nosso ideal.

Futuramente divulgaremos mais detalhes do XV Encontro da FICEDL.

Até Lyon 2013!