Novidades e Notícias

Muitas coisas estão acontecendo na Biblioteca Terra Livre. Todas elas nos deixam animados e mais dispostos a consolidar esse espaço anarquista de produção de conhecimento e difusão das idéias ácratas.

Algumas das notícias e novidades dos últimos dias:

– DOAÇÕES DE MATERIAIS: Estamos recebendo diversas doações de materiais – livros, revistas, panfletos, jornais… Recentemente incorporamos algumas revistas/jornais anarquistas (A Batalha, Tierra y Libertad, Autogestão, Le Monde Libertaire, etc) e conselhistas dos anos 1960/1970/1980, assim como interessantes documentos sobre sindicalismo no Brasil e no mundo; Livretos e zines de companheiros que enviaram por correio ou entregaram pessoalmente (El Saleroso, Socialismo Libertário, Libera, etc) ; Livros anarquistas e de autores de esquerda, assim como revistas e periódicos atuais. Em breve estarão disponíveis, após a catalogação.
Toda doação é bem-vinda. Se você tem um material anarquista/libertário parado na sua casa e quer doar para a Biblioteca poder disponibilizar ao público interessado, escreva pra gente – bibliotecaterralivre@gmail.com – que nós buscamos. Ou então pode enviar pelo correio: Caixa Postal 195 – São Paulo – SP – 01031-970

– CATALOGAÇÃO DO ACERVO: Estamos avançando rumo à catalogação do acervo. Constitui-se um grupo de apoiadores que está desenvolvendo um banco de dados para catalogação, com auxílio técnico de um biblioteconomista. Conseguimos com um grupo de companheiros espaço em um servidor para hospedar o catálogo que estará disponível num site que está em desenvolvimento. Em breve poderemos iniciar o trabalho braçal de catalogação, no qual contaremos com o apoio dos interessados, através de mutirões de limpeza, carimbação e digitação.

– COMPRA DE MATERIAIS: Seguimos adquirindo materiais anarquistas (raros e lançamentos). Essa semana compramos algumas publicações editadas em 2009 e 2010 com desconto numa Feira de Livros na USP. Livros antigos e raros são adquiridos eventualmente, de acordo com nosso interesse e com as possibilidades financeiros dos membros e da própria biblioteca. Em breve iniciaremos campanhas de arrecadação de fundos para ampliação do acervo. Aceitamos sugestões de títulos para compra também.

– TRABALHO EDITORIAL: Decidimos iniciar a publicação de livros para difusão de textos traduzidos e produzidos por nós ao mesmo tempo em que podemos ter meios de arrecadação de recursos para manutenção do espaço. Nosso projeto mais ambicioso (para 2011) é o lançamento de A Conquista do Pão de Kropotkin. Estão na fila livros de Murray Bookchin, Elisee Reclus, Abraham Guillen, Kropotkin, entre outros. Caso queira colaborar nesse esforço, entre em contato.

– GRUPOS DE ESTUDOS: Ocorreram os primeiros encontros dos grupos de estudos da Biblioteca – Anarquismo e Educação e Movimento Operário Autônomo. Ambos foram bem interessantes, com leituras sobre os temas e debates ricos e carregados da experiência de cada um que participou. Os encontros seguem quinzenalmente. Para 2011 estamos pensando em novos temas para estudo: Geografia, Autogestão, História do Anarquismo…

– LANÇAMENTO: Foi publicado o livro “Von Jakarta bis Johannesburg: Anarchismus weltweit”, coletânea de entrevistas do mundo inteiro organizada por Sebastian Kalicha / Gabriel Kuhn. Há uma entrevista com um membro da Biblioteca Terra Livre sobre história do anarquismo e o movimento hoje em São Paulo. Do Brasil também estão presentes os companheiros da FARJ (Federação Anarquista do Rio de Janeiro – http://www.farj.org O problema é que o livro é escrito em alemão… Veja o site da editora: http://www.unrast-verlag.de/

EM BREVE MAIS NOVIDADES!

Saudações Libertárias.