Aconteceu!

Dia 22 de Agosto: VERDURADA

No domingo, dia 22, por volta das 17 horas ocorreu a já tradicional Verdurada. A edição de Agosto contou com a presença da Biblioteca Terra Livre no debate sobre VOTO. Por cerca de 1 hora, entre um show e outro, ocorreu o debate mediado pelo Rodrigo (Biblioteca Terra Livre). A fala introdutória do debate apresentou a questão do Voto de uma maneira mais crua, mostrando que de  fato é indiferente votar nulo, votar para tirar sarro ou votar no menos pior, na prática tanto faz. A partir deste ponto foram apresentadas diversas alternativas para ação direta no cotidiano e se procurou apresentar a viabilidade de ações autogestionárias na atualidade. A partir desta fala inicial diversas pessoas se manifestaram para apresentar suas visões e surgiram dos mais diversos posicionamentos, desde pessoas achando necessário votar nos “iluminados” para que estes comecem a mudança nos meandros do poder; passando pela fala de um vereador que apresentou todas as falcatruas e pilantragens que ocorrem no meio político da cidade da qual ele é vereador e, por fim, alguns anarquistas que se manifestaram para enriquecer o debate em torno da autogestão e da questão do voto. Infelizmente não teve tempo hábil para esclarecer alguns pontos divergentes que ficaram soltos, mas no geral a participação foi bastante ativa e rendeu bons frutos para a Biblioteca! Ao longo de toda a Verdurada a Biblioteca também esteve presente com uma barraquinha, vendendo livros anarquistas, livretos sobre a questão do voto, revistas Protesta! e distribuindo informativos. Com essas ações pudemos divulgar um pouco mais as atividades da Biblioteca. Esperamos poder participar das próximas.

Dia 26 de AgostoLANÇAMENTOS E DEBATE DOS LIVROS DE ÉLISÉE RECLUS

Na quinta feira, dia 26, aconteceu o debate e o lançamento dos livros de Élisée Reclus publicadas pela editora Imaginário no mês passado. O evento iniciou por volta das 19:30 com uma breve apresentação dos livros e com a fala do Amir El Hakim. Brevemente ele falou sobre a obra de Reclus, suas preocupações pedagógicas, principalmente relacionadas a geografia e as divergências entre o pensamento e as obras deste e as de seu contemporâneo Vidal de la Blache.  Trouxe também a tona a importância da obra de Kropotkin para os estudos de geografia. Logo em seguida David Ramírez fez uso da palavra para apresentar algumas considerações sobre a vida e obra de Reclus, principalmente no que tange a questão colombiana. David utilizou este momento para fazer uma preparação para a defesa de seu mestrado que ocorrerá no próximo dia 22/09. Para finalizar a parte de apresentações Marcelo Miyahiro apresentou um pouco de sua pesquisa que tem como foco a questão do Brasil, trabalhando sobretudo sobre a obra Estados Unidos do Brasil e a Nova Geografia Universal. Posteriormente as falas se iniciou o debate e este levantou questões polêmicas, abordando desde questões mais teóricas até as mais práticas, como agir enquanto anarquistas e geógrafos. O evento atraiu cerca de 40 pessoas e além do debate contou com uma banquinha da biblioteca que estava vendendo os livros lançados pela Imaginário, assim como outros títulos anarquistas de interesse geográfico e filmes libertários. Ao final, conversamos sobre a possibilidade de realizar para um próximo ano um evento maior sobre Élisée Reclus, aproveitando que para o próximo ano teremos ao menos mais 6 livros de Élisée Reclus publicados pela editora Imaginário e o fato de que cada vez mais tem sido estudada a vida e obra de Reclus, seja na geografia ou nas outras ciências sociais, aqui no Brasil. Aos que tiverem interesse em participar da construção deste evento entrem em contato, estamos começando a nos organizar!