Retomada do grupo de estudos “Anarquismo e Educação”

Após a realização do Colóquio Internacional Educação libertária em novembro de 2012, evento em comemoração aos 100 anos de fundação da Escola Moderna de São Paulo, retomaremos em 2013 os encontros do Grupo de Estudos “Anarquismo e Educação”. O primeiro encontro será dia 19 de fevereiro, terça, às 19 horas.

O Grupo de Estudos trata-se de um espaço para reflexão e produção de conhecimento sobre pedagogia e práticas educativas numa perspectiva anarquista. Utilizamos para isso a leitura de textos teóricos (clássicos e contemporâneos), históricos e documentos. Filmes e documentários também são bons materiais de apoio utilizados para as discussões.

O Grupo existe desde de 2010, mas é aberto à novas participações devido à sua dinâmica baseada na auto-formação e apoio mútuo entre os membros. E ainda mais agora que inicia-se um novo ciclo de leituras, todos interessados são bem-vindos.

No site encontra-se registrado o histórico do grupo e seu trajeto de leituras e atividades até aqui.

Dando continuidade a esse importante trabalho, chamamos uma primeira reunião com os participantes habituais, mas aberta à novos interessados, para que possamos conversar sobre os temas possíveis de estudo para 2013. Propomos como leitura para esquentar os debates o artigo de Félix García Moriyón que abre o livro organizado por ele lançado no Brasil, pois nele há interessantes reflexões gerais sobre a educação libertária:
http://www.4shared.com/office/GGP2cYEV/Educacao_Libertaria_-_FG_Moryi.html

Moriyón é professor de filosofia no ensino médio em Madrid e militante da CGT. Nesse vídeo pode-se ouvi-lo falar um pouco sobre o tema da educação libertária (em espanhol, sem legenda):

Nos vemos dia 19!

Saudações libertárias!

One thought on “Retomada do grupo de estudos “Anarquismo e Educação””

Comments are closed.