Primeiro de Maio: Dia de Luto e de Luta

551484_425913230838114_93789000_nEm memória aos Mártires de Chicago e à todos/as trabalhadores/as que deram suas vidas para a liberdade, nós da Biblioteca Terra Livre, disponibilizamos documentos históricos que ajudam a cumprir nosso dever histórico: resgatar os nomes de tantos operários esquecidos pela história oficial e reescrever suas lutas para que as futuras gerações se inspirem nelas como nós fazemos hoje.

Por ocasião desse 1° de Maio, o Dia do Trabalhador (e não do trabalho, como querem os poderosos) relembramos a COB (Confederação Operária Brasileira), a primeira “central sindical” organizada no Brasil e uma associação de sindicatos de orientação anarquista. Em 1906, houve o Primeiro Congresso Operário, que daria origem, mais tarde, à Confederação. A COB foi desmantelada algumas vezes devido aos longos anos de repressão por parte do Estado, da patronal e de correntes autoritárias no seio da própria classe trabalhadora. Em diversos momentos foi reativada, mas cada vez enfrentando maior dificuldades na organização dos trabalhadores. De meados da deçada de 1980 para a COB ressurgiu e segue até os dias de hoje, porém num contexto histórico e sindical muito mais complexo e difícil do que antigamente.

O jornal A Voz do Trabalhador, publicado entre 1908 e 1915 no Rio de Janeiro, era o orgão de propaganda e organização da COB. Nele podemos encontrar os princípios anarquistas aplicados dentro do movimento sindical, seus debates e práticas de luta. Disponibilizamos à todos seus 71 números em PDF, material solidariamente cedido pelo Centro de Documentação e Memória (CEDEM) da UNESP.

Também colocamos á disposição de todos interessados o prontuário policial do DEOPS/SP referente à Confederação Operária Brasileira, guardados no Arquivo Público do estado de São Paulo. São documentos raros e que datam de meados dos anos 1930, quando, ao contrário do que muitos historiadores dizem (seja por ignorância ou má-fé), a COB se reorganizava e os anarquistas tinham ainda forte presença no âmbito da001685_JN60 organização sindical em São Paulo. Não será mais por falta de fontes históricas que certas falsidades se perpetuarão. É nesse sentido que o Grupo de Estudos Movimento Operário Autônomo vem estudando e debatendo a organização sindical desse período.

E por fim, é claro, fazemos um convite para que nós, trabalhadores/as, nos organizemos em busca de nossa total emancipação política, econômica e social. Organize-se e lute!

Deixamos aqui algumas convocatórias para atos e atividades alusivas ao Dia do Trabalhador em diferentes cidades do Brasil.

SP: 1, 2, 3, 4 / ES / RS / SC