Nova sede da FLA, em Buenos Aires.

Na última semana tivemos uma alegre notícia: a Federación Libertaria Argentina inaugurou um novo espaço anarquista na cidade de Buenos Aires. O grupo, nos mais de cinquenta anos de sua história, sofreu um duro golpe em dezembro de 2011, com a tomada por um grupo de sua tradicional sede na Rua Brasil. Com a inauguração da sua nova sede, alguns grupos, entre eles o Bachillerato Popular Escuela Libre de Constitución, poderão normalizar suas atividades. A Federação ainda manterá seus esforços para recuperar sua antiga sede. Abaixo, traduzimos o comunicado emitido pela FLA sobre a inauguração:

“Companheir@s, amig@s:

Comunicamos-lhes a abertura de um novo local na cidade de Buenos Aires. Este espaço funciona como nova sede da Federación Libertaria Argentina, além de sede do Bachillerato popular Escuela Libre de Constitución e da Biblioteca popular de la Buena Memoria.

Queremos transmitir nossa intenção de construir um espaço de liberdade e dizer-lhes a todos aqueles que buscam um mundo justo, sem exploração, sem opressores, sem dirigentes nem dirigidos, onde as mudanças profundas que aspiramos sejam realizadas com horizontalidade e solidariedade, que nossas portas estão abertas.

flaQueremos também agradecer o apoio que recebemos durante todo o ano de 2012 de companheiros e companheiras de todo o mundo. Das federações que compõe a Internacional de Federações Anarquistas (IFA), da Federação Internacional de Centros de Estudos e Documentação Libertária (FICEDL), do Taller A Ateneo Hieber Nieto e Alter Ediciones do Uruguai, da FORA de Rio Gallegos (Patagonia), da Biblioteca Terra Livre de São Paulo, do Grupo José Domingos Goméz Rojas do Chile, do Club Social e Rockero de San Martin (Buenos Aires), da Biblioteca Popular José Ingenieros de Buenos Aires, da rádio Livros Laberintos de Ciudadela e da infinidade de companheir@s que nos transmitiram seu apoio.

A abertura de um novo local não implica desistir da recuperação do patrimônio e da casa da Rua Brasil, nº 1551, sede original da FLA, usurpada por um grupo autoritário desde há mais de um ano e que foi adquirida, como todos sabem, com o esforço dos velhos militantes da Federación Libertaria Argentina (no começo da década de 1970) e onde muitos de nós construímos bibliotecas, o arquivo BAEL, o merendeiro e uma infinidade de atividades.

Um novo espaço se abre. Uma pequena rachadura que tentaremos disseminar no pesado muro de concreto que nos rodeia. Vamos avançando.

Federación Libertaria Argentina, abril de 2013″.

One thought on “Nova sede da FLA, em Buenos Aires.”

1. Compañerxs, agradecemos la difusión de nuestro nuevo local y nuestro comunicado pero queríamos precisar que La Escuela Libre de Constitución es un bachillerato autónomo y que si bien compartimos local y compañerxs es completamente independiente, por favor rectifiquen el artículo. Desde ya, muchas gracias.
    salud!
    FLA