Homenagem a Élisée Reclus

Jean Jacques Élisée Reclus nasceu dia 15 de março de 1830 em Sainte-Foy-la-Grande, França. Hoje nós relembramos essa data, não somente para celebrar o homem, a figura que este grande geógrafo e anarquista foi, mas principalmente, para resgatarmos suas batalhas e ideias. Há pouco mais de 3 anos muito pouco se sabia sobre ele, pouco se lia de sua obra e quase nada se produzia.

DSC03608

Mas militantes e cientistas contemporâneos trataram de reavivar a memória de acadêmicos e ativistas sociais. Nisso a Editora Imaginário teve um papel essencial ao publicar, pela primeira vez em português, muitos de seus escritos, lançados em uma linda coleção de livretos. O que deu nova vida ao nome do grande geógrafo e possibilitou o acesso amplo às pérolas escondidas nas empoeiradas e deterioradas edições esquecidas – ou abandonadas propositadamente – nas prateleiras das bibliotecas universitárias.

Mas nem todas bibliotecas são iguais. Uma nova luz foi lançada sobre o nome de Reclus: seus livros foram colocados em posição de destaque na estante da Biblioteca Terra Livre; suas obras foram lidas e relidas, muitas pela primeira vez; seu pensamento foi investigado em grupos de estudos; sua sabedoria e poesia foram socializadas através de atividades públicas e gratuitas, como palestras e colóquios.

DSC03607Élisée Reclus segue vivo e presente na Biblioteca Terra Livre para que as gerações futuras possam desfrutar de seu conhecimento.

Hoje, vemos com regozijo o nome desse “sábio rebelde” sendo citado e respeitado novamente. Suas idéias penetrantes sendo debatidas pela juventude. Sua geografia poética e sensível tendo que ser incluída nos programas de estudos de qualquer bom curso universitário.

Hoje, comemoraremos as idéias, não a pessoa. Por isso, selecionamos alguns materiais especiais para disponibilização.

Agora está no ar o texto A Anarquia para livre difusão e o Prefácio escrito pelos editores brasileiros para o livro A evolução, a revolução e o ideal anarquista, lançado em 1904 e traduzido por Neno Vasco. Também disponibilzamos uma série de notícias curiosas publicadas no Correio Paulistano na dDSC03614écada de 1890 sobre a passagem de Reclus por São Paulo e seu envolvimento com o movimento anarquista.

Lembrando também que a Biblioteca Terra Livre publicou dois livros dedicados à Reclus: Escritos sobre Educação e Geografia (com textos também de Kropotkin) e Retratos de um Anarquista (em co-edição com a editora Negras Tormentas).

E concluimos com as palavras de seu amigo e também geógrafo anarquista, Kropotkin em suas memórias: ” Vários refugiados da Comuna de Paris se haviam unido à Federação [do Jura, AIT]. O grande geógrafo Élisée Reclus era um deles; tipo do verdadeiro puritado em seus costumes e do filósofo enciclopedista francês do século passado, por seu entendimento; homem capaz de inspirar os outros, mas não disposto a governa-los nem dirigi-los; anarquista cujo ideal é o resumo dum amplo e íntimos conhecimento das formas de vida da humanidade, sob todos os climas e em todos os períodos de ciovilização; que escreveu livros dignos de figurar ao lado dos mais importantes da época, com um estilo, uma formosura tal, que comove ao mesmo tempo o pensamento e a consciência”

One thought on “Homenagem a Élisée Reclus”

1. Belissima homenagem! Foram muito felizes nas linhas que se seguiram, e parabeni-os tambem pelo acervo, e resgate histórico da obra de Élisée Reclus. Saudações!