Grupo de Estudos “Anarquismo e Educação” – 08/09

A Biblioteca Terra Livre, no semestre passado, retomou os encontros do Grupo de Estudos Anarquismo e Educação, nossas leituras buscaram investigar sobre as experiências em educação anarquistas no contexto dos países latino americanos. Pesquisamos as práticas pedagógicas na Argentina, México, Cuba e outros, realizadas pelos trabalhadores e trabalhadoras de cada país. Notamos que, assim como no caso do Brasil, Francisco Ferrer y Guardia foi um norte para a educação dos sindicalistas e militantes anarquistas, mostrando como que o racionalismo combatente de Ferrer inspirou, e continua inspirando, o cultivo do livre pensamento.

8d967de4fb0deac392e6fc1838a87d15_LAgora, neste segundo semestre, depois de um encontro de balanço, o grupo escolheu pesquisar acerca da educação voltada para jovens e adultos. Tal prática foi muito realizada nos meios operários com o ensino mútuo nos centros culturais, bibliotecas, sindicatos, etc. A Biblioteca Terra Livre, então, convida à todas as pessoas interessadas a pesquisar esse assunto ainda muito recente nos meios libertários e anarquistas!

Nosso primeiro encontro será dia 08/09 na Biblioteca Terra Livre às 19h. Como o espaço da biblioteca é pequeno, temos um limite de inscrições. As inscrições podem ser feitas através do email bibliotecaterralivre@gmail.com