Ondas Livres e Autogeridas em Barcelona

Biblioteca Terra Livre e Ordinaria Hit na Rádio Bronka

Na última segunda-feira, dia 09/04, tivemos a oportunidade de participar do programa Fuck the Bastards (um dos mais antigos) na mítica Rádio Bronka (que esse ano comemora 25 anos de existência). Além de abordar o tema da repressão e denunciar a violência policial e prestar solidariedade aos presos e feridos durante a última greve geral (29M), o programa contou com um bate-papo – em bom portunhol – sobre a Biblioteca Terra Livre, o movimento libertário em São Paulo, sobre os megaprojetos e a gentrificação motivada pela realização da Copa do Mundo e sobre o Ordinaria Hit, banda que fará turnê pela Europa em julho próximo.

Escute ou baixe o programa aqui: http://podcast.radiobronka.info/?p=2751

***

Ondas Livres e Autogeridas em Barcelona

por Rodrigo Rosa
Biblioteca Terra Livre

Aproveito a visita à Rádio Bronka para apresentar um pouco como anda o movimento de rádios livres autogeridas em Barcelona.

No Brasil eu não escutava rádio nenhuma, nunca! Admito que raramente sintonizava uma rádio livre. É uma falha que devo corrigir. Porém, no meu bairro em São Paulo não temos nenhuma rádio livre com alcance suficiente e que sintonize em qualquer rádio ou celular…

Já aqui em Barcelona rapidamente mudei meus hábitos. Primeiro porque onde moro não tem televisão. Isso é bom, mas as vezes é ruim. Por exemplo: depois dos protestos da greve eu estava louco para ver imagens e não tinha como (na época eu ainda não tinha internet em casa). Nem um bar ou café que tenha TV exibe imagens de jornal ou notícias. Todo mundo só sintoniza em jogo do Barça (seja ao vivo ou a milésima reprise) ou algum filme americano (tosco) dublado (mais tosco ainda).

Aí pensei que o rádio seria uma solução, em casa ou pelo celular mesmo. Então comecei acompanhando as notícias da huelga por uma rádio comercial de notícias de direita, onde os apresentadores eram totalmente parciais e detonaram o movimento. Me deu muita raiva, pois estavam mentindo em relação aos acontecimentos e fazendo coro aos pedidos de alteração na lei penal para punir “atos terroristas”. Leia um relato da greve aqui: http://bibliotecaterralivre.noblogs.org/internacionais/29m-a-la-huelga-companero/

Até que numa frequência vizinha peguei o sinal da Contrabanda FM, que transmitia nesse dia como Agência 29. que foi um projeto montado pelas Rádios Bronka e Contrabanda para cobrir ao vivo e em tempo real os eventos do 29M numa perspectiva libertária. Mais informações: http://www.agencia29.net/

Foi muito massa. Nesse dia virei fã e passei a escutar rádio. Agora sintonizo algumas rádios livres daqui. Existem várias, mas 6 delas fazem parte da Coordinadora de Ràdios Lliures de Catalunya – http://radioslliures.info/ A programação é bem diversificada, mesclando programas de música, de contrainformação, notícias, infantis. Tem para todos os gostos.

Depois desse primeiro contato resolvi saber mais e tentar apoiar e participar de alguma forma. E dois dias depois da greve rolou uma Jornada de Apoio à Coordenadoria de Rádios Livres: http://www.contrabanda.org/audio/imatges/JornadaSuportCoordRadios2012.jpg

Foi um evento muito legal. O local é um edifício ocupado, um prédio todo residencial, como os de COHAB, no meio de um bairro também esquema predinhos baixos e para famílias de baixa renda. A construtora abandonou a obra que acabou sendo ocupada dia 15 de outubro (daí o nome 15O) e hoje vivem lá dezenas de famílias que perderam suas casas por não conseguirem pagar a hipoteca. No térreo há um espaço de convivência usado por grupos e movimentos do bairro. Mas o mais incrível é que o prédio tem uma garagem subterrânea de 3 andares onde há uma oficina livre de conserto de bicicletas – http://biciosxs.prouespeculacio.org/ – e um centro social com sofás, café/bar e um espaço grande para shows. Muito louco o lugar, parecia um bunker…

No começo da tarde rolou transmissão ao vivo conjunta das rádios na rua, um vídeo e um jantar vegano. Bem mais tarde começou o show. Tocaram Radikal Satan (França) que faz um tango-noise-cabaret em duo – baixo e acordeon; Gorilla Roboc de Barcelona mesmo que faz um som bem experimental meio noise meio espacial com exibição de colagens de imagens e vídeos antigos muito boa; L’Ocelle Mare (França) que na verdade é um cara que faz um som muito louco com instrumentos e coisas inusitadas, mas altamente complexo e experimental; e, finalmente, o C-Utter, minha preferida da noite, que fez uma performance/show/instalação visceral e altamente politizada com jogos de luzes e sombras envoltos em ruídos com equipamentos eletrônicos, voz e violino. Quero ver mais apresentações deles, com certeza.

Com o valor pago do ingresso (4 euros) você ajudava financeiramente as rádios e todo mundo ganhava um CD da Rádio Bronka e um número de uma rifa para concorrer a uma bicicleta montada lá no espaço. Estava torcendo para ganhar pois como sou imigrante não posso ter acesso às bicicletas que o governo (em parceria com uma empresa, é claro) disponibiliza “gratuitamente” (depois de você pagar uma “taxa de adesão” de 30 euros anuais) para percursos curtos de no máximo 1 hora. Infelizmente não ganhei a bici e continuo andando a pé como todo bom “não-cidadão europeu” nessa terras “civilizadas”.

No final estabeleci bons contatos com companheiros da Rádio Bronka e Contrabanda. O primeiro resultado foi a participação no programa Fuck the Bastards. Espero que os laços se estreitem cada vez mais e que possamos colaborar outras vezes com esses projetos libertários e autogeridos, aqui ou em qualquer parte do mundo.

Links de interesse:

Rádio Bronka (história): http://www.radiobronka.info/?q=es/quienes-somos

Programa Fuck the Bastards: http://www.radiobronka.info/?q=ca/fuck-the-bastards

Rádio Contrabanda – http://www.contrabanda.org

Sobre Rádios Livres (Brasil): http://pt.wikipedia.org/wiki/Radiodifus%C3%A3o_livre

Rádio Cordel Libertário (Salvador/Brasil): http://radiocordel-libertario.blogspot.com.es/

Coordinadora de Ràdios Lliures de Catalunya: http://radioslliures.info/

Bandas:

C-Utter: http://entredosinfiernos.blogspot.com.es/

Gorilla Roboc: http://gorilaroboc.blogspot.com.es/

L’Ocelle Mare: http://www.myspace.com/ocellemare

Radikal Satan: http://discosbuenpony.bandcamp.com/album/radikal-satan-nueva-marginalia-dbp020