Geografía Social Austral

INFORMAÇÕES:
Título: GEOGRAFÍA SOCIAL AUSTRAL: la dinámica del anarquismo en Patagonia y Tierra del Fuego
Autor: MAXIMILIANO ASTROZA-LEÓN
Editora: BIBLIOTECA TERRA LIVRE, EDITORIAL ELEUTERIO e LA MALATESTA
Idioma: espanhol
Encadernação: Brochura
Dimensão: 18 x 11,5 cm
Edição: 1ª
Ano de Lançamento: Outubro 2012
Número de páginas: 104
ISBN 978-84-938306-8-7
Preço: ESGOTADO

RESENHA:

O presente livro resgata uma história que não pode ser esquecida: a luta dos trabalhadores, da região mais austral do mundo, por sua libertação. O livro é fruto de um fazer geográfico libertário, que busca na análise combinada do espaço, da história e da sociedade compreender as lutas que mudaram a história de uma região.
A leitura dos clássicos nos dá subsídios para adentrar nesta leitura. Em diferentes partes do mundo as obras de Reclus e Kropotkin são lidas, estudadas e debatidas com entusiasmo por aqueles que compartilham a vontade de construir um mundo solidário, justo e belo. As palavras dos clássicos servem como inspiração e estímulo para que possamos nos manter nesta busca incansável e por vezes possibilitam encontros que são capazes de transpor as montanhas mais altas e as distancias mais longas.
Fruto desta busca, em 2011, o Grupo de Estudios José Domingos Gómez Rojas e a Biblioteca Terra Livre iniciaram uma estreita relação por ocasião do Colóquio Internacional Élisée Reclus e a Geografia do Novo Mundo. O evento, organizado pela Biblioteca Terra Livre, contou com a apresentação do trabalho Territorio y sindicalismo. Un análisis reclusiano del movimiento obrero de la Patagonia do companheiro Maximiliano Astroza-León, do Grupo de Estudios José Domingos Goméz Rojas, que foi o germe do presente livro.
Os laços de solidariedade e cooperação entre os grupos se tornaram mais intenso em 2012, quando a Biblioteca Terra Livre teve o prazer de participar da Jornada Encuentro libertario por las primaveras anarquistas organizadas pelos companheiros chilenos. Nesta ocasião germinaram os trabalhos editorais que culminaram neste primeiro livro.
Convidamos todos aqueles interessados à leitura desta obra reclusiana das lutas políticas e sociais do movimento dos trabalhadores da região de Magalhanes.

Adriano Skoda
Biblioteca Terra Livre
Julho / 2012