A Escola Moderna

INFORMAÇÕES:
Título: A ESCOLA MODERNA
Autor: FRANCISCO FERRER Y GUARDIA
Editora: BIBLIOTECA TERRA LIVRE
Idioma: português
Encadernação: Brochura
Dimensão: 21 x 14 cm
Edição: 1ª
Ano de Lançamento: Setembro 2014
Número de páginas: 160
ISBN 978-85-60945-88-7
Preço: R$30,00
120x53-comprar-preto

APRESENTAÇÃO:

A Biblioteca Terra Livre há muitos anos vem se dedicando à difusão das teorias e experiências anarquistas em educação, tanto pelo resgate histórico, como pela prática cotidiana de uma educação livre. Boa parte de nossa atuação é, sem dúvida, inspirada nas propostas e ações de Francisco Ferrer y Guardia. O projeto da Escola Moderna é, para nós, uma espécie de lanterna que ilumina, com sua incandescência rebelde, as trevas em que vivemos atualmente.
A educação orientada pelos interesses da classe dominante e regulada pelas leis do Estado, ontem e hoje, segue sendo a grande castradora da liberdade das crianças. Contra isso muitos se insurgiram: alguns denunciaram tal liberticídio e levantaram suas vozes e cérebros contra essa terrível realidade; outros foram além, arregaçaram as mangas e se colocaram em marcha, criando novas escolas. Ferrer y Guardia foi um dos que optou pela ação direta e viu seu sonho concretizado. Em sua escola as relações entre mestres e estudantes eram baseadas no apoio mútuo e os novos conhecimentos partiam de uma percepção anarquista do mundo e da natureza.
A Escola Moderna de Barcelona, fundada em 1901, mesmo contando com poucas crianças, teve sua pedagogia racionalista-libertária multiplicada e semeada ao redor do mundo em alguns anos, inspirando a fundação de mais de uma centena de novas escolas. Seu impacto é visível e perceptível até hoje tanto nos meios libertários como nos meios universitários que não cansam de estudá-la como exemplo máximo do sucesso de uma educação livre e libertadora dos preconceitos religiosos e estatais. Essa irradiação atravessou o Atlântico e chegou ao Brasil e aqui fincou raízes sólidas plantadas pelas mãos de militantes que dedicaram, assim como Ferrer, suas vidas à educação e formação de uma nova humanidade.
O Estado espanhol, em conluio com a “santa” igreja, assassinou Ferrer em 1909, mas seu sonho não tombou com seu corpo, reverberou e hoje, nós, da Biblioteca Terra Livre, ainda escutamos suas palavras e nos inspiramos em suas ações. Cada vez mais acreditamos que é importante difundir o pensamento de Ferrer e a educação colocada em prática em Barcelona, construída com o apoio de diversos educadores libertários, grupos anarquistas, sindicatos revolucionários e, acima de tudo, pais e mães que apostavam na construção de um mundo justo e igualitário para suas filhas e filhos.
A Escola Moderna obteve sucesso porque Ferrer, além de educador, foi um grande articulador e propagandista de suas ideias, criando uma ampla rede de contatos e abrindo diferentes frentes de atuação. A verdadeira transformação no sistema de ensino dependia da difusão e da prática de uma nova educação. Para isso Ferrer desenvolveu uma estratégia invejável: fundou a sua escola na Calle Bailén em Barcelona; estabeleceu contatos com cientistas, pensadores, pedagogos e militantes de diferentes partes do mundo e conectados a múltiplas redes – anarquistas, republicanos, sindicalistas, maçons, etc; criou a editora Publicaciones de la Escuela Moderna para fazer circular os novos materiais didáticos utilizados em sala de aula, tanto por estudantes como por professores; publicou periódicos sobre a pedagogia racionalista e o cotidiano da escola, ganhando assinantes e angariando apoio político e financeiro. O projeto da Escola Moderna ancorava-se sobre o tripé: escola, editora, periódicos (revista e boletim). Tudo isso sem perder a relação com os meios mais progressistas à sua época e o envolvimento com o sindicalismo revolucionário catalão.
Ferrer buscou aplicar seus princípios integralmente. Ele acreditava que a educação devia ser voltada para as crianças, pais, mães e para toda a sociedade, pois a atuação política de cada indivíduo acontece, principalmente, para além dos muros da escola. Compreender a importância da luta, levada adiante em várias frentes, abrindo sempre novas trincheiras para se avançar na constituição de um pensamento político-pedagógico libertário foi, talvez, uma das grandes qualidades do projeto da Escola Moderna.
A Escola Moderna não foi somente uma “experiência”, foi a fundação da escola científica, racional e libertária que desejamos. Ela é possível ainda hoje como o foi outrora. É por isso que desde 2010 a Biblioteca Terra Livre mantém o Grupo de Estudos “Anarquismo e Educação” e, recentemente, fundou o Laboratório de Educação Anarquista (LEA). Há anos temos estudado a vida e a obra de Ferrer e a cada outubro realizamos eventos em memória ao seu brutal assassinato, sempre com o intuito de fazer presente e atual seu pensamento entre educadores, professores e estudantes.
Pensando em amplificar as palavras de Ferrer e fazer chegá-las a um maior número de leitores decidimos publicar sua essencial obra póstuma. Depois de 105 anos de sua morte esse livro, finalmente, ganhou sua merecida tradução e edição em português. Com muito orgulho cumprimos nosso dever.
Para a edição brasileira de “A Escola Moderna” traduzimos o belíssimo prefácio original de Anselmo Lorenzo, anarquista espanhol, amigo de Ferrer e grande impulsionador da Escola Moderna e convidamos o professor Sílvio Gallo, que há tantos anos vem estudando e difundindo a pedagogia libertária no Brasil, para escrever uma introdução refletindo sobre a atualidade do pensamento de Ferrer y Guardia. Contamos também com a colaboração do companheiro Vitor Ciosaki que produziu uma linda ilustração exclusiva para a capa do livro, inspirada na obra de Ferrer.
Esperamos que estas palavras lhes inspirem a semear novos grãos em solo árido com a esperança de alcançarmos definitivamente nosso sonho: a Humanidade Livre numa Terra Livre!

Biblioteca Terra Livre
Agosto de 2014

7 thoughts on “A Escola Moderna”

  1. Bom dia, efetuei o pagamento e até o momento não recebi informações sobre o envio do livro.

  2. Olá. Fiz o pagamento do livro via pagseguro. Gostaria de saber o prazo para entrega. Obrigada

  3. Olá amigos , comprei o livro e gostaria de saber o prazo de entrega.
    Obrigado.

  4. O Livro já está a venda em quais livrarias da capital- São Paulo?
    Tenho interesse de compra-lo
    Grato,
    noemia

  5. Que texto mais inspirador, nos enche sim de vontade de realizar! Parabéns pela iniciativa; não vejo a hora de ler o livro.

    Abração aos companheiros da Biblioteca

Comments are closed.