Anarquismo e Educação – 2013

Anrquismo e Educação – 2013

19/02Apresentação e Introdução do livro “Educação Libertária”, organizado por Felix Garcia Moryion, Porto Alegre, Artmed, 1989

05/03 – Capítulo A Educação Integral – Bakunin, do livro Educação Libertária, organizado por Felix Garcia Moryion, Porto Alegre, Artmed, 1989

21/03 – Capítulo A Educação Integral – Paul Robin, do livro Educação Libertária, organizado por Felix Garcia Moryion, Porto Alegre, Artmed, 1989

04/04 – Capítulo Trabalho Cerebral e Braçal – Kropotkin, do livro Educação Libertária, organizado por Felix Garcia Moryion, Porto Alegre, Artmed, 1989

18/04 – Capítulo A Colméia – Sebastién Faure, do livro Educação Libertária, organizado por Felix Garcia Moryion, Porto Alegre, Artmed, 1989

02/05 – Capítulo Palabras de un Educador – Sebastién Faure, do livro La (A) en la Pizarra – Escritos Anarquistas sobre Educación, La Malatesta Editorial, 2011

16/05 – Continuação da discussão do Capítulo Palabras de un Educador – Sebastién Faure, do livro La (A) en la Pizarra – Escritos Anarquistas sobre Educación, La Malatesta Editorial, 2011.
Texto de apoio/complementar: Capítulo Sebastién Faure (1858-1942) La Ruche (1904-1917) e a Enciclopédia Anarquista (1926-1934), do livro Os Microcosmos – Experiências utópicas libertárias, sobretudo pedagógicas: “utopedagogias” de Michel Antony, Editora Imaginário, 2011

30/05 (Feriado)Palestra: Geógrafos Anarquistas e a Pedagogia Libertária por Federico Ferretti (Université de Genève) e Amir El Hakim de Paula (UNESP Ourinhos).
Debate sobre a relação entre os trabalhos dos geógrafos anarquistas novecentistas e as propostas de educação libertaria. Este debate integra as atividades do Grupo de Estudos Anarquismo e Educação realizado na Biblioteca Terra Livre.

NOTA: Durante o mês de junho a Biblioteca Terra Livre, em comum acordo com os participantes dos grupos de estudos em funcionamento, cancelou os encontros para que todos pudessem participar dos atos convocados pelo Movimento Passe Livre (MPL/SP) contra o aumento da tarifa do transporte coletivo em São Paulo. As atividades estão sendo retomadas ao longo do mês de julho.

02/07 – TERÇA – Livro “Instruir para Revoltar – Fernand Pelloutier e a Educação Rumo a uma Pedagogia de Ação Direta”, de Grégory Chambat, Editora Imaginário, 2006

16/07 – Capítulo O Problema do Ensino – Ricardo Mella, do livro Educação Libertária, organizado por Felix Garcia Moryion, Porto Alegre, Artmed, 1989

30/07 – Capítulo O Racionalismo Combatente do livro O Racionalismo Combatente – Francisco Ferrer y Guardia de Ramón Safón, São Paulo, Imaginário, 2003.

13/08 – Capítulo 1 – Primeiros Estudos: a Paidéia através da bibliografia do livro A ex-cola libertária de Clovis N. Kassick, Rio de Janeiro, Achiamé, 2004. Disponibilizamos a tese que deu origem ao livro intitulada A Organização da Escola Libertária como Local de Formação de Sujeitos Singulares: Um Estudos sobre a Escola Paidéia. A leitura correponde também ao Capítulo 1 (pg. 12 a 45).

27/08 – Capítulo 2 – Primeiras aproximações: a Paidéia vista de fora – contando a
história”, incluindo os dois sub-títulos (Família, Profissão, Organização + A política convencional) do livro A ex-cola libertária de Clovis N. Kassick, Rio de Janeiro, Achiamé, 2004. Disponibilizamos a tese que deu origem ao livro intitulada A Organização da Escola Libertária como Local de Formação de Sujeitos Singulares: Um Estudos sobre a Escola Paidéia. A leitura da tese também refere-se ao Capítulo 2.

10/09 – Capítulo 3- “O encontro da realidade: a Paidéia vista de dentro – ouvindo a história” do livro A ex-cola libertária de Clovis N. Kassick, Rio de Janeiro, Achiamé, 2004. No livro é da Página 77 até a 100. Disponibilizamos a tese que deu origem ao livro intitulada A Organização da Escola Libertária como Local de Formação de Sujeitos Singulares: Um Estudos sobre a Escola Paidéia.

Anarquismo e Educação

24/09 – Discussão do capítulo 1 do livro de 25 anos da Escola Paidéia.

08/10 – Discussão da sessão “La prática escolar del movimiento racionalista” do livro Educación libertária y revolución social, España 1936-1939 + o documentário “La infancia evacuada, colonias escolares 1936-1939”, que será visto e discutido no dia do encontro.

22/10 – Discussão do parte do capítulo 4 do livro “La Educacion Libertaria“, que trata de experiências educativas libertárias na Argentina e no México, páginas 130 a 147.

05/11 – Continuidade da leitura do livro “La Educacion Libertaria“. Agora leremos da pág. 147 a 174, “Francisco Ferrer y La Escuela Popular”.