Possessos, Os (1988)

Sinopse:

Uma das adaptações mais bem realizadas de Dostoievski. Trata-se, na verdade, de um encontro feliz entre um titã da literatura ocidental da segunda metade do século XIX com um titã da narrativa cinematográfica da segunda metade do século XX.
De contraditório, leve-se em conta a origem do escritor russo e a do cineasta polonês. A Polônia seria uma nação marcada, no século XX, pela opressão de totalitarismos externos. Sofreu a ação de Hitler e Stalin em diferentes conjunturas políticas. Sofreu a ação das duas bestas profeticamente representadas no romance de Dostoievski nas figuras de Peter e Chigaliov.
De comum, leve-se em conta o engajamento “humanitário” (aqui entre aspas), que busca expor os limites da ação política humana no mundo, e suas cismas com os revolucionários. Tanto o escritor quanto o cineasta olharam com lentes muito amplas as saídas propostas pelos revolucionários para a solução de nossos problemas. Outra diferença vista agora, nesse momento, de improviso, é, que, se um anteveu, o outro testemunhou. Fica assim bem clara a dimensão do trabalho de Wajda ao trazer essa obra para o cinema.
Ah!!? Já ia me esquecendo. Aqui é a sinopse. Esta é a adaptação de um dos mais incendiários romances monumentais já escritos. Trata-se da ação de um grupo niilista na Rússia da segunda metade do século XIX. Eles retornam após passarem uma temporada na Suíça, com planos de derrubar o regime tzarista. Mas o que se vê são articulações muito mais complexas do que uma simples ação revolucionária em prol de um sonho humanitário.
Esse filme é recomendado a todos pelo fato de ser uma versão com menos influência de Correntes Estéticas (como foi o Expressionismo) ou Ideológicas (como foi nas versões do Realismo Soviético), concentrando-se mais nas questões políticas, sociais e filosóficas que a obra de Dostoievski suscita. Díficil de ser encontrada versão com maior profundidade que a do Wajda.
O niilismo russo.

Ficha Técnica:

Gênero: Drama
Diretor: Andrzej Wajda
Duração: 116 minutos
Ano de Lançamento: 1988
País de Origem: França
Idioma do Áudio: Francês
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0093765/

Elenco:

Isabelle Huppert
Jutta Lampe
Philippine Leroy-Beaulieu
Bernard Blier
Jean-Philippe Écoffey
Laurent Malet
Jerzy Radziwilowicz
Omar Sharif
Lambert Wilson

Dados do Arquivo:

Qualidade de Vídeo: DVD Rip
Vídeo Codec: XviD
Vídeo Bitrate: 1.572 Kbps
Áudio Codec: AC3
Áudio Bitrate: 192 kbps CBR 48 KHz
Resolução: 688 x 416
Aspect Ratio: 1.654
Formato de Tela: Widescreen (16×9)
Frame Rate: 25.000 FPS
Tamanho: 1.363 GiB
Legendas: Sim

DOWNLOAD TORRENT
DOWNLOAD LEGENDA