O futuro de nossas crianças e outros escritos

INFORMAÇÕES:
Título: O FUTURO DE NOSSAS CRIANÇAS E OUTROS ESCRITOS
Autores: Élisée Reclus, Charles-Ange Laisant, Émilie Lamotte, Domela Nieuwenhuis e Jean Grave
Organização e tradução: Plínio Augusto Coêlho
Apresentação: Rodrigo Rosa da Silva
Coleção: Biblioteca da Educação Libertária
Editora: BIBLIOTECA TERRA LIVRE & INTERMEZZO EDITORIAL
Idioma: português
Encadernação: Brochura
Dimensão: 21 x 14 cm
Edição: 1ª
Ano de Lançamento: Julho de 2017
Número de páginas: 144
ISBN: 978-85-68115-43-5
Preço: R$38,00

120x53-comprar-preto

SINOPSE / ORELHA DO LIVRO:

A reunião de cinco “ilustres desconhecidos” em um mesmo tomo assume, desde o início, o papel de se tornar um grande clássico da literatura pedagógica. Será, sem dúvida, uma potente ferramenta de transformação político-pedagógica se atentamente manuseada por professores e estudantes, pesquisadores, trabalhadores e ativistas da área da educação. Élisée Reclus, Domela Nieuwenhuis, Charles-Ange Laisant, Émilie Lamotte e Jean Grave serão nomes que ficarão marcados em cada leitor/leitora sensível. Não há como passar incólume às observações precisas e críticas eloquentes expressas por esses militantes anarquistas há mais de 100 anos. Ousamos afirmar que a ignorância em relação à vida e obra dos presentes autores é inversamente proporcional à qualidade de suas contribuições e reflexões para o campo da pedagogia. Façamos-lhes coro e sejamos, nós mesmos, amplificadores de suas propostas e criadores de novas pedagogias que respeitem as crianças. Sejamos realizadores de práticas que as façam, de fato e de direito, tornarem-se sujeitos centrais de toda relação educativa buscando sempre alcançar a liberdade pelo exercício cotidiano da própria liberdade, individual e coletiva.

Rodrigo Rosa da Silva
Educador, doutor em Educação (FE-USP), membro da Biblioteca Terra Livre e pesquisador do Grupo de Pesquisa Poder Político, Educação, Lutas Sociais (GPEL).

SUMÁRIO:

AGRADECIMENTOS