Objetivos: O curso pretende explorar as relações entre Psicanálise e Anarquismo a partir de suas construções teórica e prática. Julgamos que as contribuições do anarquismo no campo político e social, deslocados para o interior da relação analítica, enriquecem e potencializam a clínica psicanalítica. Portanto, nosso objetivo é dar início a pesquisas que visam refletir a relação entre psicanálise e anarquismo, assim como suas possíveis implicações clínico-políticas.
Coordenação:
Biblioteca Terra Livre: coletivo fundado em 2009, que tem por objetivo preservar e difundir a memória do anarquismo no Brasil e no mundo, além de incentivar as lutas do presente. A Biblioteca Terra Livre possui uma sede com um acervo de mais de 3500 livros sobre a temática do anarquismo, mas além do trabalho de ser um centro de documentação e memória, é também uma editora, realiza grupos de estudos, organiza Colóquios, debates, palestras e seminários, possui um podcast chamado Antinomia e organiza, juntamente com o Centro de Cultura Social e o Núcleo de Estudos Libertários Carlo Aldegheri, a Feira Anarquista de São Paulo todos os anos.
Psicanálise Periférica: coletivo fundado em 2018 tendo como motivações fundantes a ampliação ao acesso à escuta e à formação psicanalíticas, levando em consideração as contingências sociais brasileiras e promovendo espaços descentralizados de atendimentos e estudos.
Educadores:
Kleber Salomão: Psicólogo, integrante do coletivo Psicanálise Periférica, onde se dedica a projetos que transformam a escuta analítica em práticas de cuidado e em produção de saúde e conhecimento em territórios periféricos.
Vitor A. Ahagon: militante anarquista e integrante da Biblioteca Terra Livre onde participa do Grupos de Estudos Lucy Parsons. Educador popular dos Cursinhos Livres de São Paulo, professor de História, Filosofia e Sociologia do ensino básico e psicanalista. Pesquisou a trajetória militante do educador, autodidata e anarquista Adelino de Pinho.
Estrutura dos encontros: (vendo a possibilidade de fazer transmissão no dia)
- Cada encontro vai ser completo em si mesmo e ter um começo, meio e fim; eles possuem um arco que abrange a totalidade do curso, mas podem ser apreendidos de forma independente um do outro; cada encontro está divididos em três momentos: 1º explicação da ideia geral do encontro em formato expositivo (+/- 50 min), 2º participação do público com perguntas e intervenções (+/- 40 min) e 3º encaminhamentos das reflexões expostas pelos educadores e público para a clínica psicanalítica (+/- 30 min).
Encontro 1
Ontologia: a concepção de Sujeito na psicanálise e no anarquismo.
Encontro 2
Autoridade: as relações na clínica psicanalítica e na luta.
Encontro 3
Liberdade: livre associação e associação livre.
Encontro 4
Autogestão: construção de coletividades no coletivo.
Duração: 4 dias – 23/8; 27/9; 18/10; 22/11; 16h acolhimento; curso: 16h30 às 18h30
Carga horária: 12 horas distribuídas em 4 encontros de 2 horas cada.
Certificado de curso livre
Local: Centro de Cultura Social de São Paulo – Rua General Jardim, 253, sala 22, Vila Buarque (próximo ao metrô e à Praça da República)
Apoio financeiro voluntário aos coletivos organizadores:
Biblioteca Terra Livre:

Chave pix: bibliotecaterralivre@gmail.com
Apoio recorrente: apoia.se/btl
Psicanálise Periférica

Centro de Cultura Social

Chave pix (CNPJ): 54220108000119