Traduzindo “Rebeldías Líricas”

Apresentação:

Em 2011 a Biblioteca Terra Livre e o Grupo de Estudios José Domingo Gómez Rojas iniciaram diversos trabalhos em conjunto. Os projetos de caráter internacionalista buscavam promover a cooperação e a divulgação da história e dos trabalhos que eram realizados pelos militantes e grupos anarquistas nos dois lados da Cordilheira dos Andes. O primeiro fruto concreto deste trabalho foi o livro Geografía Social Austral: la dinámica del anarquismo en Patagonia y Tierra del Fuego. Dando continuidade aos trabalhos, neste anos estamos preparando um edição bilíngue do livro de poesias Rebeldías Líricas, de José Domingo Gómez Rojas. O livro tem lançamento previsto para 2014.

O Projeto:

Com o intuito de resgatar a literatura e a poesia social, amplamente difundidas no início do século XX nos meios anarquistas, a Biblioteca Terra Livre e o Grupo de Estudios José Domingo Gómez Rojas iniciam os trabalhos de produção do livro Rebeldías Líricas de José Domingo Gómez Rojas. A tradução será realizada de maneira coletiva e coordenada através do email bibliotecaterralivre(a)gmail.com.

O Livro:

Sumário:

Proemio
Como el cóndor
Renegación
Acércate
Los Buhos
El Explotador
Exhortación
En el hospital
Luzbel
Como el mar
Ese beso que me diste…
Fantasia sobre la estatua “Misere”
Habla Luzbel
Los Inmigrantes – Os Imigrantes
El perfume de las musas
El Sarcasmo
Apostrofe al Aguila
El Suburbio
Locos Sublimes
El teatro de los siglos
Miserere

Sobre o autor:

As duas primeiras décadas do século XX seriam marcantes para as lutas sociais no Chile. As ruas de Santiago e Valparaíso pulsavam uma efervescência social que exigia mudanças na sociedade oligárquica chilena. Em meio a este intenso movimento o jovem José Domingo Gómez Rojas, no ano de 1913, com então 17 anos,  publicava aquele que seria seu único livro, Rebeldías Líricas. Seus poemas, atentos ao seu momento histórico carregavam um inflamado teor social e eram fortemente influenciados pela literatura social de Manuel Rojas e José Santos González Vera, importantes escritores chilenos e seus amigos íntimos.

A poesia de Gómez Rojas não se limitava aos limites do papel. Em sua época de estudante no Instituto Pedagógico e na Escuela de Derecho da Universidade do Chile, Gómez Rojas participou da Federación de Estudiantes da Universidade, tendo sua principal militância na Asamblea de la Juventud Radical, organização que agregava os jovens revolucionários da época. Nesta mesma época fez parte, simultaneamente, da Federación Obrera de Chile (socialista) e da seção chilena da IWW (anarquista).

O ano de 1920 marcaria o ponto final na vida de Gómez Rojas. Encarcerado por conta de suas atividades militantes junto a IWW, Gómez Rojas contraiu meningite na prisão e faleceu no dia 29 de setembro. Seu funeral contou com a participação demais de 40.000 pessoas, demostrando a enorme crise social, política, econômica e cultural a qual estavam submetidas as pessoas no território chileno.

O livro Rebeldías Líricas encontraria uma nova reedição em 1940 quando, por ocasião dos 20 anos da morte de Gómez Rojas a Ediciones Ercilla reeditou o livro. Agora, por ocasião do centenário da primeira edição do livro a Editorial Eleuterio e a Biblioteca Terra Livre editarão essa edição comemorativa bilíngue.

Mais informações sobre a vida de José Domingo Gómez Rojas estão disponíveis em:
http://grupogomezrojas.org/rebeldia-y-libertad-sobre-jose-domingo-gomez-rojas/