Uma antiga visão anarquista sobre um conflito atual

Frente aos recentes conflitos entre Israel e Palestina, a Biblioteca Terra Livre sentiu a necessidade de resgatar a perspectiva anarquista perante à guerra. Por isso, vasculhamos o rico arquivo da história do movimento anarquista e encontramos o texto do militante Adelino Tavares de Pinho, escrito no contexto da Primeira Guerra Mundial, sob o pseudônimo de “Pinho de Riga”. Mesmo estando distante no tempo e no espaço sobre o problema que se abate hoje na região de Gaza, o texto é uma ótima reflexão sobre a guerra, seus motivos e, sobretudo, sua imbecilidade.

Junto à ele, segue o diálogo estabelecido entre uma das integrantes da BTL e um estudante da escola em que leciona. A conversa é interessante na medida em que nos faz mais próximos das perguntas e questionamentos de jovens acerca dos conflitos que se abatem no mundo em que vivem.

A Biblioteca Terra Livre espera poder colaborar com a visão libertária acerca de uma antiga e atual problemática humana: A Guerra!

Texto de Adelino de Pinho: A guerra europeia é uma guerra de negociantes

Diálogo: A guerra árabe-israelense é uma guerra de negociantes