Chamado para o Grupo de Estudos “Movimento Operário Autônomo”

cartaz_gemoa082014A Biblioteca Terra Livre anuncia o novo ciclo de encontros do Grupo de Estudos “Movimento Operário Autônomo”. No ano do bicentenário de Mikhail Bakunin, o tema deste novo ciclo será: Bakunin e o sindicalismo.

Este novo ciclio terá como proposta debater as contribuições de Bakunin para o movimento operário do seu tempo, sobretudo a sua atuação dentro da Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT). Dessa forma, o Grupo de Encontros será uma atividade prévia do Colóquio Internacional Mikhail Bakunin e a AIT.

Gaston Leval

O primeiro encontro dessa nova fase ocorrerá dia 16 de agosto, sábado, às 15h, na sede da Biblioteca Terra Livre. Os encontros são quinzenais.

A participação é livre, pede-se somente para que os interessados entrem em contato pelo email bibliotecaterralivre[a]gmail.com para confirmar participação.

Para a primeira reunião propomos a leitura do seguinte texto Bakunin, Fundador do Sindicalismo Revolucionário de Gaston Leval publicado pela Editora Imaginário.

Texto em PDF: Bakunin, Fundador do Sindicalismo Revolucionário – Gaston Leval

Histórico do Grupo de Estudos “Movimento Operário Autônomo”

O grupo existe desde 2010 e já abordou vários temas. A partir deste ano, o grupo passou a organizar-se com outra dinâmica, com ciclos temáticos. O primeiro ciclo teve como tema “As estratégias anarquistas dentro dos sindicatos” e ocorreu no primeiro semestre. O histórico de encontros e suas leituras podem ser consultadas aqui.

One thought on “Chamado para o Grupo de Estudos “Movimento Operário Autônomo””

1. Gostaria de saber se para o próximo encontro a leitura é do livro completo?

Comments are closed.