Notas sobre a Primavera Anarquista Paulista

O sol da Anarquia brilhou intenso nas terras paulistanas nestas últimas semanas. Nos últimos dias a Biblioteca Terra Livre teve uma agenda intensa, estávamos envolvidos na organização da 3ª Feira Anarquista de São Paulo e do Colóquio Internacional Educação Libertária, que ocorreram na primeira quinzena deste mês.
A 3ª Feira Anarquista começou cedo, por volta das 10h da manhã, onde diversos coletivos e indivíduos ocupavam o Auditório Paulinho Nogueira no Parque da Água Branca, com banquinhas, livros e diversos materiais libertários para divulgar e difundir o ideal anarquista. A presença de companheiras e companheiros de diversas partes do Brasil e do mundo possibilitaram uma enorme riqueza de experiências e de trocas que dificilmente poderíamos ter vivenciado em outro contexto. A feira contou com debates, música, rodas de conversa, leitura dramática, sarau e com a presença de mais de mil pessoas aos longo de todo o dia. A feira anunciava e dava o tom das atividades que ocorreriam nos dias seguintes. Na noite de segunda-feira teve início o Colóquio Internacional Educação Libertária, comemorativo aos 100 anos das Escolas Modernas de São Paulo, no histórico espaço do Centro de Cultura Social de São Paulo. A sala do CCS estava completamente tomada, com pessoas sentadas no chão e em pé, ocupando todos os espaços disponíveis. As apresentações e as conversas, já apontavam a intensidade e o interesse no assunto que iria permanecer ao longo de todos os dias de Colóquio. A partir de terça feira as atividades se iniciaram as 10h da manhã e terminaram somente as 22h, com uma presença média de 70 pessoas. O interesse nas experiências educativas históricas e contemporâneas nos mostraram que ainda temos muito por fazer e que muito tem sido feito, apontando para um horizonte de liberdade e autogestão.
As fotos abaixo ajudam a contar um pouco desta história:

One thought on “Notas sobre a Primavera Anarquista Paulista”

Comments are closed.