Cineclube Terra Livre – Cultura e Educação

MOSTRA OLHARES SOBRE O MOVIMENTO ANARQUISTA NO BRASIL

O CINECLUBE TERRA LIVRE tem o prazer de anunciar a terceira sessão da Mostra “Olhares sobre o Movimento Anarquista no Brasil”, em parceria com o Centro Cineclubista de São Paulo, local de exibição dos filmes.

Esta sessão apresentará dois documentários que retratam as experiências libertárias no campo da cultura (teatro operário) e no campo da educação (escolas modernas) e que ainda hoje estimulam grupos e indivíduos a buscarem formas libertárias de ação e criação.

* O Sonho Não Acabou, Cláudio Kahns, Brasil, 1980, 22min

O teatro feito por militantes anarquistas no início do século, em São Paulo, é um importante meio de organização e difusão das idéias libertárias. No filme, trechos da peça Primeiro de Maio, muito encenada na época; entrevistas com a atriz Elvira Lacerda e o historiador Edgar Rodrigues.

* Escolas Modernas: Educação anarquista na São Paulo no início do século XX, Coletivo Cinestesia, Brasil, 1995, 20 min

Documentário sobre os projetos educacionais dos operários anarquistas da cidade de São Paulo no início do século XX, como alternativa à educação oferecida pelo Estado, pelas classes dominantes e pela Igreja.

DOMINGO, 16/10, 18 horas

LOCAL: Centro Cineclubista de São Paulo