Entrevistas

Ao longo dos últimos anos a Biblioteca Terra Livre tem tido o prazer de participar de diversas entrevistas, para programas de rádio ou blogs, onde temos tido a oportunidade de falar sobre os projetos que desenvolvemos e sobre temas específicos que abordem a temática ou a perspectiva anarquista. Nossa intenção é reunir neste espaço todo o material produzido nas entrevistas que participamos.

Entrevista para o podcast AntifaCast

A Biblioteca Terra Livre participou do quinto episódio do AntifaCast, que contou também com a participação da editora Autonomia Literária, para conversar sobre um importante pilar para a esquerda radical, a produção editorial. A entrevista pode ser conferida na íntegra abaixo:

Entrevista para o blog Bandeiras Negras

A entrevista pode ser conferida na íntegra clicando na imagem abaixo:

Entrevista para a Rádio Frequência da Mata

A trigésima sétima edição do Podcast Frequência Damata esta no ar neste setembro de 2012, e com ela toda sua proposta de divulgação e problematização da música independente e das movimentações sociais de São Paulo. Para tanto as entrevistas em áudio desta edição contam com o coletivo anarquista Biblioteca Terra Livre e com representantes do Rock underground de Guarulhos através do Projeto CLAM. A partir da junção de militantes anarquistas de São Paulo em 2004 urge o Coletivo Anarquista Terra Livre, que nestes 8 anos de atividade já desenvolveu revistas, livros, folhetos, colóquios, grupos de estudos, mostras de cinema anarquista, feiras e diversas outras atividades que evidenciam o movimento anarquista na cidade de São Paulo. A entrevista com a galera da Biblioteca transcorreu pelo contexto de surgimento do coletivo; a proposta da Revista Protesta!; a experiência do Espaço Ay Carmela; a estruturação do acervo da Biblioteca; os grupos de estudos que foram desenvolvidos e seus desdobramentos; os livros e folhetos lançados pela Terra Livre; o desenvolvimento do Cineclube; a turnê na Europa com a banda Ordinária Hits; balanço acerca da primeira e da segunda Feira Anarquista de São Paulo e as expectativas da terceira; o que esperar do Colóquio Internacional “Educação Libertária: 100 anos da Escola Moderna de São Paulo”; e as atividades no “Existe política além do voto”.
Fonte: http://pt.indymedia.org/conteudo/newswire/22711?page=6

Entrevistas para Rádio Cordel Libertário

Entrevista realizada com a Biblioteca Terra Livre sobre sua história e projetos. Infelizmente alguns trechos apresentam problemas de Áudio.

Entrevista sobre as experiências das “Feiras Anarquistas” que contou com a participação de organizadores da Feira do Livro Anarquista de Porto Alegre, da Feira Anarquista de São Paulo e da Feira Libertária de São Luís, o debate aprofundou a experiência de organização das feiras e a importância das feiras para a difusão das idéias e práticas anarquistas. A questão entorno da qual girou o debate foi: “Qual a importância e dificuldades de construir espaços de arte/propaganda libertária e anarquista?”

Entrevista para Radio Bronka de Barcelona
(Áudio em Espanhol)

Entrevista concedida para o programa Fuck the Bastards da Radio Bronka durante a passagem de membros da Biblioteca Terra Livre pela cidade de Barcelona em 2012. A entrevista contou com a participação da Biblioteca Terra Livre, e além de abordar o tema da repressão e denunciar a violência policial e prestar solidariedade aos presos e feridos durante a última greve geral (29M), o programa contou com um bate-papo – em bom portunhol – sobre a Biblioteca Terra Livre, o movimento libertário em São Paulo, sobre os megaprojetos e a gentrificação motivada pela realização da Copa do Mundo e sobre  a banda Ordinaria Hit. Mais informações podem ser conferidas em

Entrevista para Radio Contrabanda de Barcelona
(Áudio em Espanhol)

Entrevista concedida para o programa Asamblea de Marajas da Radio Contrabanda durante a passagem de membros da Biblioteca Terra Livre pela cidade de Barcelona em 2012.

Entrevistas para Radio Libertaire da Federação Anarquista Francofona
(Áudio em Português / Francês)

Entrevista concedida para a Radio Libertaire durante a realização Rencontre Internationale de l’Anarchisme – St-Imier 2012, que contou com a participação da Biblioteca Terra Livre, onde se discutiu sobre a educação anarquista no Brasil no passado e no presente e os trabalhos de divulgação e formação desenvolvidos pela Biblioteca Terra Livre atualmente.

Entrevista concedida para a Radio Libertaire durante a realização Rencontre Internationale de l’Anarchisme – St-Imier 2012, que contou com a participação da Biblioteca Terra Livre, do coletivo Ativismo ABC, da equipe Autônomos e Autônomas F. C. e da Organização Anarquista Terra e Liberdade, onde pudemos abordar um pouco as experiências e relações que foram estabelecidas ao longo do encontro anarquista realizado em 2012 na Suíça.

Apresentação dos livros na livraria LaMalatesta de Madrid
(Áudio em Espanhol)

Apresentação dos livros publicados pela Biblioteca Terra Livre realizada em 2012 na sede da livraria La Malatesta em Madrid. A conversa abordou a história do projeto da Biblioteca, a importância da publicação de livros e em especial se falou dos livros publicados sobre Élisée Reclus: Élisée Reclus: Retratos de um anarquista e Escritos sobre Educação e Geografia.

Entrevista para Radio Anarquista de Berlin
(Áudio em Espanhol)

Entrevista concedida para a Radio Anarquista de Berlin após a realização da 5ª edição da Feira Anarquista de São Paulo, no ano de 2014, que contou com a participação de grupos de diversas partes do Brasil e do mundo.

2 thoughts on “Entrevistas”

1. Não sei o que seria da minha pesquisa sobre a anarquista Maria Lacerda de Moura, sem a fonte e a disponibilidade dos integrantes dessa biblioteca.

Comments are closed.